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Nuredam/UERJ

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Profª Elza M. Neffa V. de Castro (lattes.cnpq.br/0748998065316873)

Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Agricultura da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - CPDA/UFRRJ, Mestra em Filosofia da Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas IESAE/FGV e Pedagoga pelo Centro de Ensino Superior de Valença da Fundação D. Andre Arcoverde CESVA/FA leciona e pesquisa nas áreas de Filosofia, Meio Ambiente e Educação, com atuação na Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação - Doutorado Multidisciplinar em Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ, mais especificamente na linha Construção Social do Meio Ambiente. Coordena o Núcleo de Referência em Educação Ambiental - NUREDAM/UERJ que, em convênio com a Secretaria de Estado de Educação - SEEDUC/RJ desenvolve o Projeto Pegada Ambiental e, no âmbito do Edital MCT/CNPq/FNDCT n. 71/2010 para os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia em Ciências do Mar, coordena o Projeto de Educação em Ciência/Educação Ambiental em Ciências do Mar. No período de 2000/2003 exerceu a coordenação geral do Projeto de Educação Ambiental do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara PEA/PDBG no convênio firmado entre as Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável SEMADS e de Educação SEE e com a Fundação Estadual de Engenharia e Meio Ambiente FEEMA. Desde 1985, dedica-se ao estudo das representações sócio-político-ambientais da bacia hidrográfica do rio Preto, na região do Médio Paraíba fluminense, com as pesquisas De trabalhadores produzidos a sujeitos de uma práxis educativa estudo e proposta de ação na região do vale do Rio Preto (Dissertação de Mestrado/1990); As Práticas Sociais dos Profissionais da Educação e dos Trabalhadores Rurais: um estudo na região do Médio Paraíba (1991-96); Educação e Consciência Ambiental Região do Médio Paraíba (1996-2000); Educação, Meio Ambiente e Parâmetros Curriculares Região do Médio Paraíba (2000/2001), Impactos da globalização neoliberal na Região do Médio Paraíba: meio ambiente e processos educativos (2001-2006); "Saberes e práticas socioambientais sustentáveis: ação integrada na bacia hidrográfica do rio Preto/região do Médio Paraíba do Sul (2006-2008) e " Observatório Vale do Rio Preto" (2006-2011). O doutoramento em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade permitiu a expansão da percepção ecológica e da práxis solidária, das quais resultou a tese sobre Desenvolvimento e degradação ambiental - um estudo na região do Médio Paraíba do Sul (2001). Atualmente, coordena o grupo de pesquisa "Epistemologia e Racionalidade Ambiental: uma construção social", desenvolve o projeto de pesquisa denominado "Realidades Complexas e Saber Ambiental: alternativas metodológicas em ambiente e sociedade em construção" e aprofunda conhecimentos sobre Transdisciplinaridade, Pensamento Complexo, Educação Ambiental, Tecnologia Social e Desenvolvimento Local.

Profª Fátima T. Braga Branquinho (lattes.cnpq.br/9369838721608310)

Licenciada em Biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1980), tem mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas/RJ (1992), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999), pós-doutorado no Centre de Sociologie de l'Innovation/ École Nationale Supérieur des Mines de Paris (2003/2004) e no Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Imaginário/CFICH/UFPE (2005/2006). Atualmente é professora do Departamento de Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente - PPGMA/ Doutorado Multidisciplinar/ Uerj, de março de 2006 a março de 2008, pertencendo ao corpo docente permanente desse Programa. Procientista desde 2005. É pesquisadora colaboradora do Núcleo Temático da Seca e do Semi-árido/UFRN e do Núcleo Ariano Suassuna de Estudos Brasileiros/UFPE. Tem experiência na área das Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia do Conhecimento/Antropologia das Ciências e das Técnicas, atuando principalmente no campo da educação ambiental por meio de ações baseadas no diálogo entre saberes popular e científico sobre a natureza e a saúde. Coordena projetos de pesquisa e extensão na Uerj, bem como a Área de Ciências e Educação do Curso de Pedagogia das Séries Iniciais do Ensino Fundamental à Distância do Consórcio CEDERJ/Uerj. Coordenou as ações do Programa de Educação Ambiental do Convênio Uerj/Petrobrás relativas à instalação do COMPERJ (PEA-Uerj/COMPERJ) e integrou a equipe do Projeto Coral Sol/Petrobras Ambiental (2009-2011). Integrante do grupo de pesquisa LECC - Laboratório de Estudos Avançados de Cultura Contemporânea PPGA/UFPE. Coordena o Grupo de Pesquisa Contribuição da Antropologia das Ciências e das Técnicas para a Educação na linha de pesquisa Construção Social do Meio Ambiente do PPGMA.

Prof. Alexandre A. de Mello Santos (lattes.cnpq.br/0500335415805786)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Integra o Corpo Docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde o ano de 1979. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, como Docente Universitário e Consultor Independente. Atua principalmente em atividades com as seguintes temáticas: Geomorfologia do Quaternário; Micromorfologia; Hidrogeografia; Meio Ambiente Urbano; Educação Ambiental; Mobilização Social; Levantamentos de Campo em Geografia Fisica e Humana; Planejamento Ambiental e Administração Universitária.

Prof. Antonio Carlos de A. Ritto (lattes.cnpq.br/6651445845504410)

Pós Doutor pelo Programa de História das Ciências das Técnicas e da Epistemologia da UFRJ (2003), Doutor em Ciências Informáticas pela Pontifícia PUC-Rio (1994), Mestre em Ciências da Computação pela UFPe (1980), Graduado em Matemática pela UFPe (1977). Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro onde trabalha com Tecnologia Social e ministra Disciplinas nas áreas de Transdisciplinaridade, Gerência em Informática, Informática na Educação. É professor da FGV-Rio nas áreas de Modelos de Tomada de Decisão e Modelagem Organizacional.

Prof. Elmo Rodrigues da Silva (lattes.cnpq.br/7790643519325582)

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979), Mestre em Engenharia Ambiental pela Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (Suiça, 1983) e Doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1998). Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e ex-Coordenador Adjunto dos Programas de Pós-Graduação em Meio Ambiente (Doutorado Multidisciplinar) e de Engenharia Ambiental (Mestrado Profissional). Área de atuação: Engenharia Sanitária e Ambiental, nos seguintes temas: Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental.

Profª Monica Regina M. P. de Aguiar (lattes.cnpq.br/7254844415865063)

Professor Associado do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ, desde 1995, participando do Programa de Pós-graduação em Química (mestrado e doutorado) e do Doutorado Multidisciplinar em Meio Ambiente. É pesquisador nível 2 do CNPq desde 2004. É Graduada em Licenciatura em química e em Química com atribuições tecnológicas (UFRJ), Mestre em Ciências (UFRJ), Doutor em Ciências (UFRJ) e realizou estudos em nível de Pós-Doutorado no Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano (UFRJ) desenvolvendo metodologias de análise de microestrutura de polímeros por espectrometria de ressonância magnética nuclear. É consultor ad-hoc do CNPq, da Capes, da Faperj e da FAPES. É pesquisador do INCT - Instituto Nacional de Óleo e Gás. A sua atuação em pesquisa científica envolve a Análise Orgânica, Química Orgânica e Química Ambiental e Energia e Combustíveis, cujos objetivos principais são: desenvolvimento de novos métodos analíticos para o monitoramento ambiental; desenvolvimento de novos materiais com atividade biocida; desenvolvimento de tecnologia de aproveitamento de resíduos sólidos; desenvolvimento de tecnologia de remediação de solos contaminados; e desenvolvimento de tecnologias que visem o reuso de efluentes na irrigação de lavouras não comestíveis. Outorgada pela medalha Walter Baptist Mors por relevantes contribuições à Química Fluminense pela Sociedade Brasileira de Química Regional Rio. Nome de casada: Mônica Regina Marques Palermo de Aguiar.

Prof. Mario Luiz Gomes Soares (lattes.cnpq.br/1911051645505980)

Graduado em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987). Doutor em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde coordena o Núcleo de Estudos em Manguezais (NEMA/UERJ). Professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente da UERJ. Professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da UERJ. Professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRJ. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente da UERJ (2008-2010). Coordenador-Adjunto dos Programas de Pós-graduação em Meio Ambiente e Oceanografia da UERJ. Lider do grupo de pesquisa do CNPq "Núcleo de Estudos em Manguezais: estrutura, função, dinâmica e conservação". Tem como principais linhas de atuação: (i) ecologia de manguezais; (ii) estrutura e dinâmica de planícies hipersalinas associadas a florestas de mangue; (iii) efeitos das mudanças globais e variabilidades climáticas sobre o ecossistema manguezal; (iv) impacto da contaminação por óleo sobre o ecossistema manguezal; (v) gestão costeira; (vi) análise do potencial de sequestro de carbono por florestas de mangue. Atua ainda como membro do Conselho Consultivo da Reserva Biológica e Arqueológica de Guaratiba e do Conselho Consultivo do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense. É colaborador do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Prof. Israel Felzenszwalb (lattes.cnpq.br/8132847165466920 )

Professor Associado do Departamento de Biofísica e Biometria, Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DBB-IBRAG-UERJ/www2.uerj.br/~biologia). Nasceu em 06 de outubro de 1952, no Rio de Janeiro. Em 1974, gradua-se em Ciências Biológicas, pela UERJ. Em 1980, defende seu Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares), pela UERJ, sob orientação do Prof. Roberto Alcantara Gomes. Entre 1981 a 1983, trabalhou (Research Scholar) no Centro Médico da Universidade de Stanford, Califórnia, EUA, no Departamento de Radiologia sob orientação do Dr. K.C.Smith, com bolsa da AIEA/CNPq. Entre 1987 e 1991, trabalhou no Instituto Gustave Roussy , Villejuif, França e defende seu Doutorado em Ciências da Vida - Biofísica, pela Universidade de Paris VI (Pierre et Marie Curie), Paris, França, sob orientação do Dr. Jacques Laval, com bolsa da CAPES. Foi Vice-Presidente (1993-1995) e Presidente (1995-1997) da Sociedade Brasileira de Mutagênese Carcinogênese e Teratogênese Ambiental (www.sbmcta.org.br). Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Biologia da UERJ (www2.uerj.br/~posbio), no período de 1996 -1999. Foi Diretor do Departamento de Fomento ao Ensino Para Graduados (DEPG) da Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (www.sr2.uerj.br) da UERJ no período 2000-2003. Foi Vice-presidente da SBMCTA (2007-2006). Coordenou no biênio 2006-2007 o Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente, Doutorado Multidisciplinar da UERJ (www.ppgmeioambiente.uerj.br). Eleito Diretor do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (www.biologiauerj.com) para o quadriênio 2008-2011. Em 2012 assumiu novamente a Coordenação do Programa de Pós-graduação Multidisciplinar em Meio Ambiente da UERJ. É pesquisador CNPq, Cientista do Nosso Estado - Faperj e Procientista UERJ. Avaliador de Laboratórios para o INMETRO na área de Ensaios Biológicos, para atuar em processos de acreditação segunto a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 e Inspetor para Reconhecimento da Conformidade aos Princípios da BPL desde março de 2001. Suas áreas de atuação são: Mutagênese, Toxicologia, Radio e Fotobiologia.

Profª Liane Maria Azevedo Dornelles (http://lattes.cnpq.br/6932082606901389)

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1976), especialização em Geoprocessamento (1999) pela UFRJ, mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1993) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Professora adjunta e pesquisadora aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979 -2011), onde atuou não só junto aos cursos de graduação em Geologia, Oceanografia e Geografia, bem como nos programas de pós-graduação em Geografia (Especialização em Políticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro - PTERJ e Mestrado Acadêmico - PPGEO). Atualmente é orientadora do Doutorado em Meio Ambiente da UERJ /PPG-MA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento costeiro e políticas públicas associadas, geoprocessamento e análise ambiental, sistemas de informação geográfica.

Profª. Luciene Pimentel da Silva (lattes.cnpq.br/5649390252824515)

Ph.D. em Hidrologia - University of Newcastle Upon Tyne - UK (1997). Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Graduada em Engenharia Civil. Foi Coordenadora Adjunto do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PEAMB) no biênio 2010-2012. É professora adjunto no Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Faculdade de Engenharia. Atividades de Ensino associadas às disicplinas de Hidrologia (graduação Eng. Civil), Hidrologia Ambiental (Pós-Graduação). Líder do Grupo CNPq de Pesquisa em Estudos de Hidrologia e Planejamento de Recursos Hídricos (GRHIP), atuando nas linhas de pesquisa de hidrologia e modelagem hidrológica, Planejamento Urbano e Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos; Aspectos Sócio-Técnicos no Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos. Participa também do Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Meio Ambiente PPG-MA. Principais atividades de pesquisa estão associadas ao Laboratório de Hidrologia e Hidráulica Aplicada (LABHIDRO) e Projeto de Pesquisa e Extensão HIDROCIDADES, que entre outros envolve estudos em bacia experimental e representativa, operação de unidade demonstrativa-experimental de telhado verde e aproveitamento de águas pluviais, além de atividades de educação e mobilização sócio-ambiental em Escola e Comunidade de Interesse Social.

Profª. Lena Geise (lattes.cnpq.br/1404440660139143)

Bacharelado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1989), doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e pós-doutorado pelo Museum of Vertebrate Zoology da Universidade da Califórnia, Berkeley (2009). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: biogeografia, evolução e filogeografia de pequenos mamíferos. Também orienta com outros grupos de mamíferos como cetáceos e tatus. Atualmente editora do Boletim da Sociedade Brasileira de Mastozoologia, e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente (PPG-MA UERJ).

Profª. Marinilza Bruno de Carvalho (lattes.cnpq.br/0425498583691633)

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005),mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), graduação em Bacharel Em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia, Avaliação, Inovação Tecnológica, Empreendedorismo, Propriedade Intelectual, Gestão de Conhecimento e Tecnologia Social.

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

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