Slide 1

Atualizações Recentes

Nuredam/UERJ

Busca

Núcleo de Estudos em Manguezais - NEMA/UERJ

O Núcleo de Estudos em Manguezais (NEMA) surgiu no âmbito do Departamento de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a partir de estudos iniciados no ano de 1992 na região de Guaratiba, Rio de Janeiro. Coordenado pelo Prof. Dr. Mário Luiz Gomes Soares, professor adjunto em regime de dedicação exclusiva da UERJ que possui formação em Oceanografia e doutorado em Oceanografia Biológica com atuação em pesquisas de manguezais há mais de 17 anos, este núcleo tem desenvolvido estudos referentes aos manguesais sob diversos aspectos (biológico, químico, geológico e físico), integrados à linha de pesquisa em manguezais do referido departamento.

 Sua principal área de investigação é a região da baía de Guanabara, no município do Rio de Janeiro. Mas, as atividades do NEMA já foram expandidas para outras regiões do estado do Rio de Janeiro, tais como, Ilha Grande, Lagoa da Tijuca e baía de Sepetiba. O NEMA também possui estudos nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Paraíba e Pará, além de estudos em cooperações internacionais.

 Essa ampla atuação do NEMA representa a existência de programas de cooperação estabelecidos entre o Núcleo de Estudos em Manguezais e diversos pesquisadores e instituições nacionais e internacionais de pesquisa.

 Essa cooperação com outras instituições levou à formação de 3 grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq), sendo líder de um deles.

 Seu histórico de produção elevou-o a uma posição de destaque no cenário nacional, no que se refere à pesquisa científica associada ao ecossistema manguezal, e internacional. Esse reconhecimento deve-se ao desenvolvimento tanto de estudos de base, para o conhecimento e a conservação dos manguezais, como a estudos pioneiros e pesquisas de ponta.

Atividades:

  • Realização de projetos, cursos integrados de extensão, orientação de trabalhos monográficos e de teses de doutorado, aplicação de metodologias, realização de consultorias, publicação de artigos e livros, dentre outras ações pedagógicas.

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho
Faculdade de Educação, 12° andar, Bloco F, Sala 12.005
+55 (21) 2334-0824 / 2334-0825 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.