Slide 1

Atualizações Recentes

Nuredam/UERJ

Busca

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | R | S | T | U | V | W | Y | Z

FALK, Geoffrey D. Mundos em conexão: a estrutura oculta da realidade que nos cerca e a essência da criação. São Paulo: Cultrix, 2011. 

FATORELLI, Leandra; MERTENS, Frédéric. Integração de políticas e governança ambiental: o caso do licenciamento rural no Brasil. Ambient. soc.,  Campinas,  v. 13,  n. 2, Dec.  2010 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-753X2010000200012&lng=en&nrm=iso>. access on  06  Apr.  2013.

FEITOSA, Vera Cristina. Redação de textos científicos. 2. ed. Campinas/SP: Papirus, 1995.

FAZENDA, Ivani (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas, SP: Papirus, 1995.

_______. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na formação de professores. Revista Brasileira de docência e pesquisa em administração, vol1, n.1, p.24-32, maio 2009.

_______. Formação de professores: dimensão Interdisciplinar. Revista Brasileira de Docência e Pesquisa em Administração, vol.1, n.1, p.103-109, maio 2009.

_______. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2006.

_______. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Ed. Papirus 1995.

_______. Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1992.

FERNANDES, Ana Maria. Construção da ciência no Brasil e a SBPC. 2. ed. Brasília: Editora UnB, 2000.

FERNANDEZ AMESTOY, Roberto Daniel. Eletroterapia e eletroacupuntura: princípios básicos ... e algo mais. Florianópolis: Absoluta gráfica e editora, 2005.

FERREIRA, Leila da C. Conflitos sociais e uso de recursos naturais: breves comentários sobre modelos teóricos e linhas de pesquisa. Política & Sociedade, n. 7, p. 105-118, out. 2005. 39. FLEURY, Lorena C. Conflito ambiental e cosmopolíticas na Amazônia brasileira: a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte em perspectiva. Tese (Doutorado em Sociologia). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS/UFRGS). 2013. 40. FUKS, Mario. Conflitos ambientais no Rio de Janeiro: ação e debate nas arenas públicas. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2001.

FERREIRA, L.C. A centralidade da interdisciplinaridade nos estudos sobre ambiente e sociedade. In: Revista de Sociologia Política. FFSC/PPGSP. V.4.n.7, 185-200, 2005.

FEUERWERKER, Laura; ALMEIDA, Marcio. Diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: é tempo de ação!. Rev. bras. enferm.,  Brasília,  v. 56,  n. 4, ago.  2003 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000400006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  02  abr.  2013.

FEYERABEND, P. Contra o método. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.

FlORI, José Luis. Os moedeiros falsos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

FISCHER, Tânia et al . Perfis visíveis na gestão social do desenvolvimento. Rev. Adm. Pública,  Rio de Janeiro,  v. 40,  n. 5, Oct.  2006 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122006000500003&lng=en&nrm=iso>. access on  10  Apr.  2013

FLORIANI, D. Diálogos interdisciplinares para uma agenda socioambiental: breve inventário do debate sobre ciência, sociedade e natureza. In: Desenvolvimento e Meio Ambiente, n.I, 21-40. jan/jun., 2000. (Ed. UFPR).

FLORIT, L. A reivenção social do natural. Natureza e agricultura no mundo contemporâneo. Blumenau-Sc: EDIFURB, 2004.

FOLADORI, G. Environmental sustainability and social contradictions.Ambiente e Sociedade. Campinas,  n. 5,  1999.  Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php>.Acesso em: 03  abr. 2007.

FOLEY, Robert. Apenas mais uma espécie única. Padrões da ecologia evolutiva humana. São Paulo: Edusp, 1993.

FONSECA, P.C.D. Gênese e precursores do desenvolvimentismo no Brasil. Revista Pesquisa & Debate. Departamento de Economia da PUCSP, SP, Volume 15, n. 2 (26), pp. 225-256, 2004.

FORMAN, T. T. R.; ALEXANDER, L. E. Roads and their major ecological effects. Annual Review of Ecology and Systematics, Palo Alto, v. 291998, p. 207-231.

FORTUNATO, Rafael Angelo; NEFFA, Elza. Desenvolvimento local com base na formação para o trabalho no campo do turismo solidário. In: MIRANDA, Maria Geralda [et al.]. Desenvolvimento local e meio ambiente. Rio de Janeiro: SUAM, 2014, pp. 35 - 51.     

FOSTER, J.B. Marx e o meo ambiente. In: WOOD, E. M.; FOSTER, J.B. (orgs.). Em defesa da hisória marxismo e pós-modernismo.  Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000. FREIRE, Paulo.  Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.  

_______. Papel da educação na humanização. Trad. Carlos Souza. Universidade do Chile, Santiago, mai./1967.  

_______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

_______. A Importância do Ato de Ler. Em três artigos que se completam. 9ª ed. São Paulo: Cortez Editora / Editora Autores Associados, 1985.

_______. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Editora Moraes, 1980.

_______. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

_______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

_______. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

_______. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREITAS, Inês Aguiar de.  “A  natureza de uma geografia nova” In:  Geo UERJ, Revista do Departamento de Geografia, UERJ, RJ., n.3, p. 27-37, junho de 1998.

FREITAS, H.; MOSCAROLA, J. Análise de dados quantitativos & qualitativos: casos aplicados usando o sphinx. Porto Alegre: Sphinx, 2000.

FREITAS, Henrique.; JANISSEK, Raquel. Análise léxica e análise de conteúdo: técnicas complementares, sequenciais e recorrentes para exploração de dados qualitativos. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2000.

FRIAÇA, Amâncio; ALONSO, Luiza Klein; LACOMBE, Mariana; BARROS, V. M.; MELLO. Educação e transdisciplinaridade III. São Paulo: Triom/UNESCO, 2005.

FRIAÇA, Amâncio; ALONSO, Luiza Klein; LACOMBE, Mariana; BARROS, V. M.; MELLO. Educação e transdisciplinaridade III. São Paulo: Triom/UNESCO, 2005. GROUPE 21 (org.).  O homem do futuro: um ser em construção. São Paulo: Triom, 2001.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema. In: Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito.  Petrópolis: Vozes, 1995.

FUNARI, Pedro Paulo A. Arqueologia. São Paulo, Editora Contexto, 2003.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Dicionário de Ciências Sociais. Rio de Janeiro: FGV, 1987.

FURTADO, Juarez Pereira. Equipes de referencia: arranjo institucional para potencializar a colaboração entre disciplinas e profissões. São Paulo: UNESP, 2007 (mimeo).

FUKS, Mario. Definição de agenda, debate público e problemas sociais: uma perspectiva argumentativa da dinâmica do conflito social. In: XXIV Encontro Anual da ANPOCS. Anais.... Petrópolis (RJ). out/2000.

FUSCO, José Paulo Alves. Unidades estratégicas de negócios: uma ferramenta para gestão competitiva de empresas. Gest. Prod., São Carlos, v. 4, n. 1, Apr.  1997.   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X1997000100002&lng=en&nrm=iso>. access on  10  Apr.  2013.

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho
Faculdade de Educação, 12° andar, Bloco F, Sala 12.005
+55 (21) 2334-0824 / 2334-0825 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.