Slide 1

Atualizações Recentes

Nuredam/UERJ

Busca

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | R | S | T | U | V | W | Y | Z

NAJJAR, R. Manual de Arqueologia Histórica. Brasília: IPHAN, 2005.

NEFFA, Elza. “Diálogo com a vida: uma educação consciente” in:  Meio Ambiente & Educação/Luiz Emygdio de Mello Filho (org.) [et al.]. Rio de Janeiro: Gryphus, 1999, pp. 113-139. (Educação em diálogo; v. 3).  

_______. Desenvolvimento e degradação ambiental - Um estudo na região do Médio Paraíba do Sul. Tese de Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil, 2001. 

_______. De trabalhadores produzidos a sujeitos da práxis educativa - estudo e proposta de ação na região do vale do rio Preto. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas - RJ, 1990. 

NEFFA, Elza; BRANQUINHO, Fatima. Gestão ambiental: um desafio à filosofia da cidadania. EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 3, 2005. Ribeirão Preto. Práticas de pesquisa de educação ambiental. Ribeirão Preto, 2005, p. 1-15.  

NEFFA, Elza; CALAZANS, Maria Julieta; NOVICKI, Victor. Agricultura Familiar na Região do Médio Paraíba do Sul. In: CARNEIRO, Maria José; GIULIANI, Gian Mario; MEDEIROS,  Leonilde Sérvolo de; RIBEIRO, Ana Maria Motta. (org.).  Campo Aberto, o rural no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 1998.

NEFFA, Elza; LEANDRO, Luiz. Soluções tecnológicas ecoeficientes: uma breve análise. In: NEFFA, Elza; CAVALCANTE, Deise, MELLO, Maristela Barenco de (orgs). Educação Ambiental: reflexões político-pedagógicas. Rio de Janeiro: MRA2, 2014, p. 171- 185. 

NEFFA, Elza; RITTO, Antonio Carlos. Educação ambiental como instrumento de protagonismo socioambiental. In: NEFFA, Elza; CAVALCANTE, Deise, MELLO, Maristela Barenco de (orgs). Educação Ambiental: reflexões político-pedagógicas. Rio de Janeiro: MRA2, 2014, p. 105-121.

NEFFA, Elza & RITTO, Antonio Carlos de Azevedo. Percepção transdisciplinar: uma construção coletiva. Rio de Janeiro: EdUERJ, 20101.

NETTO, José Paulo. Repensando o balanço do neoliberalismo. In:  Pósneoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático/ organizadores Emir Sader, Pablo Gentili. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, pp. 29-34.

_______. Crise do socialismo e ofensiva neoliberal. São Paulo: Cortez, 2012.

_______. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

NHU HÔ, P. O desenvolvimento endógeno como alternativa. Potencialidades e obstáculos ao seu desdobramento. In: MACIEL, Tânia Barros (org.). Caminhos para o Desenvolvimento Século XXI. Rio de Janeiro: UFRJ/Cátedra da UNESCO de Desenvolvimento Durável da UFRJ/EICOS, 2006.

NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Revoluções tecnológicas e transformações subjetivas. Psic.: Teor. e Pesq.,  Brasília,  v. 18,  n. 2, Aug.  2002 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722002000200009&lng=en&nrm=iso>. access on  11  Apr.  2013.   

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999. 

_______. Nós, a partícula e universo. Lisboa: Esquilo Edições e Multimédias, 2002.

_______. A evolução transdisciplinar da Universidade: condição para o desenvolvimento sustentável. Conferência no Congresso Internacional A Responsabilidade da Universidade para com a Sociedade. International Association of Universities, Bangkok, Tailândia, 1997.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A filosofia na idade trágica dos gregos. Rio de Janeiro: Elfos Ed.; Lisboa: Edições 70, 1995.

NOAL, Fernando Oliveira e BARCELOS, Valdo Hermes de Lima (orgs.). Educação ambiental e cidadania: cenários brasileiro. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003. 

NUSSENZVEIG, Moysés. 300 anos dos “Principia” de Newton. Moysés Nussenzveig, Fernando Lobo Carneiro, Luiz Pingueli Rosa. 2 ed., Rio de Janeiro: COPPE/ DAZIBAO, 1989.

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho
Faculdade de Educação, 12° andar, Bloco F, Sala 12.005
+55 (21) 2334-0824 / 2334-0825 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.