Slide 1

Atualizações Recentes

Nuredam/UERJ

Busca

2013 - 2015

Programa de Educação Ambiental do Plano Básico Ambiental da Estrada Parque Paraty-Cunha  RJ-165

         O Programa de Educação Ambiental do Plano Básico Ambiental (PEA/PBA) da RJ-165 Estrada Parque Paraty-Cunha, coordenado pela prof. Elza Neffa no Núcleo de Referência em Educação Ambiental da Faculdade de Educação, realizou atividades no município de Paraty-RJ e na Estância Climática de Cunha-SP no período de 2011 a 2015 ao lado de dezoito outros programas de gestão ambiental que integram o PBA.     

         Em atendimento à condicionante da Licença Prévia (LP) no 348 emitida pelo IBAMA em 2010, este Programa desenvolveu ações em Educação Ambiental voltadas à participação das populações dos municípios de Paraty e da Estância Climática de Cunha afetadas pelo processo de implantação do empreendimento (PBA, 2012, p.2) de recuperação/pavimentação da RJ-165 e apresentou-se como uma das ações de sustentabilidade realizada com base em uma gestão ambiental preventiva, participativa, pro-ativa[1] e integrada entre setores governamentais e sociedade civil.

         As atividades do PEA objetivaram contribuir para a redução dos riscos ambientais e dos conflitos sociais, com vistas a compatibilizar as necessidades de conservação socioambiental com o desenvolvimento regional, no âmbito da melhoria operacional da infra-estrutura viária da RJ-165 que, do mesmo modo que contribui para o incremento econômico local e para o desenvolvimento regional, com o aumento do fluxo de pessoas, informações, ideias e produtos, causa impactos ao meio ambiente. Essas desestabilizações ecossistêmicas (fauna, flora, recursos hídricos, entre outros) e as transformações nos processos sociais locais demandam ações do poder público que apontem soluções institucionais e políticas sustentáveis, como é o caso do PEA/PBA. Dentre as atividades realizadas destacam-se: palestras para apresentação do PEA/PBA; diagnóstico participativo, visitas técnicas, reuniões; grupos focais para identificação das vulnerabilidades e potencialidades locais; oficinas de sensibilização de alunos e de elaboração de Fanzine com lideranças e profissionais de educação; organização e realização do Workshop Paraty-Cunha: passado, presente e futuro; elaboração e realização do Curso em Gestão Ambiental Integrada para instrumentalização de oitenta (80) profissionais de educação das redes de ensino estadual e municipal, produção de fanzine, elaboração de instrumentos de avaliação, de material didático e relatórios.

            Em função das peculiaridades locais de Paraty/RJ e de Cunha/SP, a aplicação da metodologia Pesquisa-Ação Transdisciplinar apontou elementos de complementaridade, com vistas a compatibilizar as necessidades de conservação socioambiental (redução dos riscos ambientais e dos conflitos sociais) com o desenvolvimento regional, e estimulou a construção de redes interativas propulsoras de práticas e de políticas públicas integradoras e sustentáveis.

Visitas técnicas e reuniões

 

 

Grupos focais e Palestras no Curso de extensão Gestão Ambiental Integrada

 

Oficinas de Fanzine

 

Jogo lúdico e Apostila do Curso de Extensão

 

Workshop "A estrada é real" e oficinas


[1] Pro-ativa – Abordagem que busca um planejamento e uma gestão ambiental em todas as etapas do ciclo de vida do empreendimento e conduz a uma aplicação eficaz da avaliação do impacto ambiental, a partir de uma visão integrada das interações ambientais dos vários ecossistemas (AVENA, 2003).

PRODUÇÕES

 


Estrada-Parque liga Paraty a Cunha - Programa Repórter Ciência

As cidades de Paraty e Cunha são interligadas por uma Estrada-Parque, a RJ-165. A Gestão ambiental é da UERJ.

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho
Faculdade de Educação, 12° andar, Bloco F, Sala 12.005
+55 (21) 2334-0824 / 2334-0825 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.