Slide 1

Atualizações Recentes

Nuredam/UERJ

Busca

2008 - 2010

PEA-COMPERJ Uerj/Petrobras

Descrição: Considerando o contexto apresentado pela PETROBRAS / COMPERJ em sua correspondência de 01/7/2008 e o conteúdo da Especificação Técnica anexado, desenvolvemos uma proposta de trabalho de Pesquisa e Educação, de forma a construir um programa a ser aplicado e perenizado, garantindo que o Programa de Educação Ambiental - PEA do COMPERJ possa ser mais um fator favorável de pontuação para a Petrobrás, em Sustentabilidade. No escopo do Plano de Gestão Ambiental do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro COMPERJ foram previstas ações mitigadoras para os impactos ambientais e sociais identificados na elaboração do EIA/RIMA. Dentre essas Medidas e Programas Socioambientais , figura o Programa de Educação Ambiental , objetivo central dessa proposta de Plano de Ação que ora apresentamos. Entende-se por Educação Ambiental (Lei Federal Nº 9.795, de 27 de abril de 1999) como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade . A Constituição de 1988 recomenda a implantação da educação ambiental em espaços formais e não formais e a Agenda 21 define compromissos assumidos pelos países signatários (RIO 92) em relação à construção de um modelo de desenvolvimento mais sustentável, indicando a participação do governo e da população de modo geral. Um empreendimento do porte do COMPERJ, que tem como área de influência direta e indireta 14 municípios do Estado do Rio de Janeiro, inseridos numa mesma bacia hidrográfica, requer uma proposta de educação ambiental arrojada e contínua, de construção integrada entre os diferentes atores sociais na busca da proteção ao meio ambiente, rumo à conquista de uma melhor qualidade de vida para a região. Esse será o nosso desafio, ampliar os saberes, sem perder de vista os contextos político, econômico, social, ambiental.

Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 

Alunos envolvidos: Graduação (3) / Mestrado acadêmico (3) / Doutorado (3) . 

Integrantes: Ana Maria Arruda - Integrante / Daniela Beltrão de Souza - Integrante / Jacqueline da Silva Santos - Integrante / Geanny Cristina Batista Pereira Leal - Integrante / Giselle de Souza Maria - Integrante / Maristela Barenco - Integrante / Jeffsiane Keyla Pereira do Nascimento de Farias - Integrante / Lenira Maria Cavalcanti Teixeira - Integrante / Mariana Drummond Esser - Integrante / Tania Maria de Castro Carvalho Netto - Integrante / Pedro Castro - Integrante / Luis Resnik - Integrante / Islene Porto - Integrante / Helaine David - Integrante / Fátima Kzam Damasceno de Lacerda - Integrante / Maria Lúcia Sirena Proença - Integrante / Claudio Overné - Integrante / João Alberto da Silva - Integrante / Andrea Overné - Integrante / Elisama Beliani Marcelino - Integrante / Fátima Teresa Braga Branquinho - Coordenador.

Financiador(es): Petrobrás - Bolsa.

Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3.

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho
Faculdade de Educação, 12° andar, Bloco F, Sala 12.005
+55 (21) 2334-0824 / 2334-0825 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.