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2008 - 2009

Terra Doce: saberes compartilhados na dinamização da produção em arte e ações ambientais na comunidade feminina mangueirense

Descrição: Trata-se de uma proposta de educação artística não-formal baseada na metodologia da pesquisa-ação que visa dar subsídios para uma nova dinâmica da produção artística da comunidade de mulheres da Mangueira. Consideramos que a formação em Licenciatura em Artes exige vivência no planejamento, na implementação e na avaliação de atividades educativas que estimulem a difusão do conhecimento da práxis criadora nas artes visuais e o diálogo com outros saberes, sobretudo quando se trata das relações sociais. A Mangueira, espaço de graves conflitos sociais, vem sofrendo com a extinção de vínculos comunitários provocada pela escalada na violência urbana, a degradação das áreas de convívio no seu entorno, o agravamento das condições de precariedade econômica e a falta de oportunidades. Esses fatores provocam o desaparecimento das múltiplas tradições culturais do âmbito doméstico e local, com exceção dos festejos carnavalescos. A Mangueira é muito mais que carnaval e acreditamos ser necessário o investimento na difusão, em espaços não-formais, da importância de três acervos em consonância: artístico, natural e sócio-cultural. Esse projeto pretende contribuir para a dinamização e preservação desses acervos, possibilitando a interação de futuros arte-educadores com as mulheres mangueirenses. Propomos a realização de oficinas de cerâmica e outras formas de arte que contribuam para que essas mulheres valorizem o saber que possuem e invistam em seu aprofundamento, buscando uma maneira de dar amparo técnico, visibilidade e retorno financeiro a esse empenho. Acreditamos que tais ações possam, ainda, favorecer o reconhecimento e registro de outras formas peculiares de saber que possuam, possibilitando a difusão sobre a necessidade da conservação dessas formas de cultura e arte. Pretende-se estar contribuindo no fomento de futuras atividades artísticas e sócio-ambientais que venham a gerar renda. Pretende-se ainda integrar as ações educativas já em implementação nos projetos. APQ1-FAPERJ. 

Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 

Alunos envolvidos: Graduação (3) / Doutorado (1) . 

Integrantes: Jacqueline da Silva Santos - Integrante / Maristela Barenco - Integrante / Isabela Frade - Coordenador / Lenira Maria Cavalcanti Teixeira - Integrante / Mariana Drummond Esser - Integrante / Maria Lúcia Sirena Proença - Integrante / Fátima Teresa Braga Branquinho - Integrante.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 1.

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

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