Slide 1

Atualizações Recentes

Nuredam/UERJ

Busca

2006 - Atual

Inventário dos remanescentes de manguezal, através da interpretação de imagens de satélite IKONOS 2, como subsídio ao planejamento estratégico de conservação do ecossistema - estudo de caso: Estado do Rio de Janeiro

Descrição: A inexistência de mapeamento dos remanescentes de manguezal, indicando sua localização, dimensionamento e condição atual, impossibilita a proposição de ações estratégicas de conservação e monitoramento. O mapeamento desses remanescentes será realizado através da interpretação visual de imagens IKONOS 2, sendo posteriormente realizadas as checagens de campo, para identificação da verdade terrestre. Esse trabalho será complementado pelas seguintes etapas: levantamento bibliográfico, realização de entrevistas com profissionais e instituições que trabalham com esse ecossistema, realização de visitas a campo, por via terrestre e aérea, aferição do processo de interpretação das imagens, e o estabelecimento de uma malha de amostragem para validação do mapeamento proposto, possibilitando assim a elaboração de uma proposta de ações estratégicas, como subsídio à implementação da Política Estadual de Conservação dos Manguezais do Estado do Rio de Janeiro. O projeto busca alcançar os seguintes resultados: 1. Produção de base temática digital, integrada em ambiente SIG, com a localização e dimensionamento dos remanescentes de manguezal do Estado do Rio de Janeiro, na escala 1:10.000, para subsídio ao monitoramento, controle e conservação desse ecossistema; 2. Análise e caracterização preliminar dos principais vetores de degradação que atuam sobre cada uma das áreas de manguezais identificadas; 3. Proposta de ações estratégicas para a conservação dos manguezais do Estado do Rio de Janeiro.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Doutorado ( 1) . 

Integrantes: Eduardo Ildefonso Lardosa - Coordenador / Mário Luiz Gomes Soares - Integrante.

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho
Faculdade de Educação, 12° andar, Bloco F, Sala 12.005
+55 (21) 2334-0824 / 2334-0825 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.