Slide 1

Atualizações Recentes

Nuredam/UERJ

Busca

2006 - Atual

Manguezais da porção oriental da APA Tinharé-Boipeba/BA: Análise dos padrões estruturais e de utilização dos recursos como ferramenta de conservação

Descrição: Embora os manguezais sejam protegidos por legislação federal e todo o arquipélago representado pricipalmente pelas ilhas de Tinharé e Boipeba seja considerado Área de Preservação Ambiental APA pelo Estado da Bahia, pouco se conhece a respeito dessas florestas e, por outro lado, da importância da exploração de seus recursos para a população local. Dessa forma a questão que se pretende trabalhar nesse estudo pode ser explicitada pelo conflito entre os conceitos de ambientalismo, que considera fundamentalmente a conservação da biodiversidade, e de socioambientalismo, que considera a inclusão social das comunidades locais como parte primordial das políticas públicas ambientais. Para tanto pretende-se realizar uma análise das características estruturais das florestas de mangue e das características socioeconômicas da comunidade de Garapuá de modo a se propor indicadores de vulnerabilidade socioambiental para a área. A análise desses dados, tanto do manguezal em si como das características socioeconômicas terá como arcabouço a legislação pertinente, nas três esferas de governo, às Unidades de Conservação da Natureza. Dessa forma, o que se pretende ao final deste estudo é propor uma metodologia para avaliação da vulnerabilidade socioambiental em ecossistemas de manguezal, tendo como base as características pesquisadas na vila de Garapuá e seu entorno. Além disso, pretende-se apresentar uma caracterização do ambiente de manguezal associado a recifes calcários no Brasil. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Doutorado ( 2) . 

Integrantes: Filipe de Oliveira Chaves - Integrante / Gustavo Calderucio Duque Estrada - Integrante / Júlio Augusto de Castro Pellegrini - Coordenador / Viviane Fernandez Cavalcanti - Integrante / Mário Luiz Gomes Soares - Integrante.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho
Faculdade de Educação, 12° andar, Bloco F, Sala 12.005
+55 (21) 2334-0824 / 2334-0825 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.