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2009 - 2011

Cartas à Terra

Descrição: Estas Cartas à Terra reforçam a fecunda parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco, pois abre caminhos para a troca de experiências e futuras parcerias entre os 2 (dois) Programas, exercício fundamental para o crescimento e a consolidação dos mesmos, o que reitera as orientações da política da CAPES a esse respeito . O caráter multidisciplinar do PPG-MA permite uma interlocução profunda com a Antropologia, que tenha como ponto de partida nesse campo específico de atuação - a relação entre os pares de opostos natureza-cultura, homem-meio e todo um cortejo de saberes e fazeres acadêmicos e não-acadêmicos acionados a partir daí, que envolvem a transversalidade de ideias e conceitos tais como teia da vida, ator-rede, sustentabilidade, rede sóciotécnica, manejo, meio-ambiente, educação ambiental. Trata-se, na verdade, de escolhas epistemológicas, teórico-metodológicas e de modelagens que sejam capazes de comprometerem todos nós humanos com os destinos do planeta e o forjar de uma ética da tolerância que alie o global e o local, por meio de ações políticas que objetivem a manutenção de nosso maior patrimônio: a diversidade biológica e cultural. Como desdobramento dessas escolhas, a academia teria que priorizar a formação de pensadores-cidadãos, através do exercício permanente da reflexão crítica e do diálogo com a sociedade mais ampla. As Cartas foram elaboradas sob a égide desse ideário, aprofundado nos questionamentos e debates das disciplinas Seminários de Projetos I e II, no segundo semestre de 2009. Norteou o processo a abordagem teórico-metodológica própria à antropologia das ciências e das técnicas que se baseia nos conceitos de simetria, híbrido e rede sociotécnica; potencial e limites dessa abordagem para análise de projetos técnicos e objetos científicos que provocam impactos ambientais; possível contribuição dessa abo. 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Doutorado (10) . 

Integrantes: Maria Aparecida Lopes Nogueira - Integrante / Maristela Barenco - Integrante / Jeffsiane Keyla Pereira do Nascimento de Farias - Integrante / Fátima Kzam Damasceno de Lacerda - Integrante / Rafael Angelo Fortunato - Integrante / Luiza Helena Nunes Laera - Integrante / Ana Margarida Ribeiro do Amaral - Integrante / Márcia Ferreira Mendes Rosa - Integrante / Maria Teresa de Jesus Gouveia - Integrante / Daniela Rocha Teixeira - Integrante / Maria Isabel Lopes da Costa - Integrante / Fátima Teresa Braga Branquinho - Coordenador.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro..

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

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