Slide 1

Atualizações Recentes

Nuredam/UERJ

Busca

2004 - Atual

Contribuição da Antropologia da Ciência à Educação em Ciência: o lugar dos objetos científicos na sala de aula

Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo ampliar a descrição da rede sociotécnica (Latour, 1994) das plantas medicinais (Branquinho, 1999) visando contribuir para o rompimento do clássico abismo dualista entre os saberes popular e científico sobre a natureza e a saúde. Para isso, será necessário analisar a construção do objeto na área temática "Plantas Medicinais, Saber Popular/ Tradicional e Biotecnologia Vegetal" como campo de produção científica e embate político de produção de verdade. O material para a referida análise será recolhido por meio de três procedimentos metodológicos: uma pesquisa etnográfica realizada no Laboratório de Fisiologia Vegetal, no Centro de Ciências da Saúde, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, sobre a prática de especialistas na área; uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de realizar uma abordagem sistemática sobre a produção do conhecimento na área e perceber elementos relacionados à construção do objeto de investigação; uma pesquisa documental, para analisar pedidos de patentes em biotecnologia vegetal, na área de fitoterápicos e fitofármacos, a fim de identificar as referências feitas ao saber popular/ tradicional. Espera-se, assim, formular um conjunto de princípios que permita contribuir para a elaboração de um sistema de patentes sui generis, capaz de proteger e honrar o conhecimento associado às plantas medicinais produzido pelas comunidades tradicionais e, ao mesmo tempo, uma proposta de educação em ciência e ambiente que valorize o saber sobre a natureza e a saúde de grupos culturais que não têm a ciência como instrumento de leitura do mundo.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação (6) / Especialização (0) / Mestrado acadêmico (0) / Mestrado profissionalizante (0) / Doutorado (4) . 

Integrantes: Carlos Leal Ferreira Cooper - Integrante / Jacqueline da Silva Santos - Integrante / Geanny Cristina Batista Pereira Leal - Integrante / Marco Gonçalvez - Integrante / Lenira Maria Cavalcanti Teixeira - Integrante / Fabíola Dias Correa de Souza - Integrante / Fátima Kzam Damasceno de Lacerda - Integrante / Declev Dib-Ferreira - Integrante / Janaina Caetano Ferreira - Integrante / Juliana de Freitas Nogueira - Integrante / Fátima Teresa Braga Branquinho - Coordenador.

Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Outra.

Número de produções C, T & A: 33 / Número de orientações: 14.

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho
Faculdade de Educação, 12° andar, Bloco F, Sala 12.005
+55 (21) 2334-0824 / 2334-0825 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.