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A Coordenação de Educação Ambiental e Saúde (CEAS), na esfera da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), no bojo de suas atribuições institucionais e em parceria com o Núcleo de Referência em Educação Ambiental da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NUREDAM/EDU/UERJ), apresenta o livro Saberes e práticas de educação ambiental da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, publicado pela Editora IMOS, em 2014, sob a organização de Elza Neffa, Deise Keller Cavalcante, Luiz Leandro, Maristela Barenco de Mello e Nelma Felippe, com o objetivo de  apontar aos  educadores da rede pública de ensino estadual os saberes e as práticas pedagógicas expressas na forma de projetos e programas de educação ambiental desenvolvidos pelas unidades de ensino do estado do Rio de Janeiro e que foram mapeados e analisados no âmbito do Projeto Pegada Ambiental (SEEDUC/UERJ).

Entretanto, neste livro, os leitores não terão acesso apenas aos resultados do projeto, mas a todas as suas fases de elaboração e execução, através da descrição minuciosa e explicativa de cada uma de suas etapas. Partindo do pressuposto, como educadores, que processos e resultados constituem uma unidade metodológica significativa, os autores reconheceram a necessidade de explicitar as premissas epistemológicas,  metodológicas e conceituais - a partir de onde se buscou conhecer, mapear, catalogar, sistematizar e interpretar os saberes e as práticas de Educação Ambiental pesquisadas em 652 escolas de 92 municípios do estado do Rio de Janeiro -  e de evidenciar os limites desta tarefa.

Os lugares epistêmicos – lugares de conhecimento e de pensamento – são opções político-pedagógicas construídas a partir das práticas e dos referenciais teórico-metodológicos que privilegiam um modo de compreender a Educação Ambiental, dentre tantos outros possíveis e legítimos. Daí, este livro apresentar indícios sobre as formulações teórico-práticas dos processos formativos pesquisados sem a pretensão de construir um cenário absoluto da realidade, mas almejando inspirar outras iniciativas, em outros Estados, e em outros âmbitos educativos que busquem ampliar a cultura da sustentabilidade.

Referência bibliográfica

NEFFA, Elza et al. (orgs.) Saberes e práticas de educação ambiental da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IMOS, 2014.

  

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

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