Meio Ambiente - Experiências em pesquisa multidisciplinar e formação de pesquisadores

Fátima Branquinho e Israel Felzenswwalb

O Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Meio Ambiente da Uerj (PPG-MA) pretende produzir conhecimento e formar recursos humanos nas áreas afins ao saber ambiental, de forma multi, inter e transdisciplinar, qualificar docentes para uma atuação crítica e reflexiva nos diferentes níveis de ensino; capacitar profissionais para atuação no mercado de trabalho e na formulação de políticas públicas; buscar soluções inovadoras para as questões socioambientais e contribuir para o avanço das fronteiras da ciência e da tecnologia.

Como competências necessárias para o ensino no século XXI, o PPG-MA aponta o trabalho em equipe e o envolvimento dos alunos de Graduação e Pós-graduação em suas aprendizagens e em seu fazer produtivo; a adoção da transdisciplinaridade como pressuposto da produção do conhecimento e da prática pedagógica; a organização do currículo centrado em problemas da realidade, a partir da articulação das disciplinas com as linhas de pesquisa desenvolvidas pelos docentes; a implementação de planejamentos integrados participativos que articulem conhecimento científico às demandas sociais; a necessidade de o educando manter-se atualizado sobre as questões teórico-metodológicas e as práticas político-pedagógicas inovadoras. Também indica como competência a avaliação processual que leva em conta os atores, os cenários, os processos e as relações sociais, além do acompanhamento da dinâmica do mercado de trabalho orientada pela reflexão e discussão crítica dos aspectos econômicos e humanísticos.

No presente trabalho, seus professores e doutorandos reuniram um conjunto de vivências em pesquisa que julgaram relevantes para a formação de pesquisadores que buscam o enfoque multidisciplinar. Elas interessam a todos os que, como nós, têm se dedicado ao desenvolvimento de reflexões e práticas sobre a temática ambiental.

Com a publicação deste trabalho, objetivamos fomentar discussões teóricas e metodológicas sobre o ensino e a pesquisa na área multidisciplinar e sobre investigações metateóricas, tendo como pressuposto a inter e a transdisciplinaridade e sua contribuição para a produção do conhecimento.

Por articular dois eixos inerentes a essa abordagem metodológica – 1°) apresentação de questões ambientais sob diversos enfoques e conexões; 2°) discussões de ações relativas às linhas de pesquisa do Programa, que articulam o Pós-graduação com Graduação - , esta publicação apresenta um potencial enriquecedor das discussões e questionamentos que se pretende suscitar. Afinal, qual é a concepção de ciência que tem norteado as atividades de um Programa Multidisciplinar como o nosso? Até onde temos sido capazes de avançar, a partir de uma prática disciplinar, para outras, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar?

Esta publicação pretende contribuir para a produção de conhecimento também de outros programas multidisciplinares, apresentando reflexões teórico-metodológicas sobre ensino e a pesquisa que se desenvolvem segundo essa abordagem, assim como sobre as pesquisas relacionadas ao meio ambiente.

O livro contém um conjunto de relatos e práticas de pesquisa bem-sucedidas realizadas a partir da articulação entre Pós-graduação/Graduação, por meio das quais houve produção, difusão de conhecimento ou outro tipo de intervenção na realidade. Alguns trabalhos acentuam caráter conceitual, enquanto outros discutem mais explicitamente questões empíricas. É preferível que o leitor faça sua própria categorização dos estudos reunidos neste livro.

Por fim, é importante destacar que esta publicação não almeja trazer respostas para a difícil escolha de assumir a transdisciplinaridade como meta. Almeja sim, ao expor suas reflexões e práticas nesta reunião de escritos, contribuir para a formulação de novos e ainda melhores problemas motivadores de pesquisas.


Coordenação do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente da Uerj

Meio ambiente: experiências em pesquisa multidisciplinar e formação de pesquisadores / [Fátima Branquinho e Israel Felzenszwalb, organizadores]. - Rio de Janeiro: Mauad X : FAPERJ, 2007.

ISBN 978-85-7478-243-0