Slide 1

Atualizações Recentes

Nuredam/UERJ

Busca

Fátima Branquinho e Israel Felzenswwalb

No livro "Meio Ambiente: experiências em pesquisa multidisciplinar e formação de pesquisadores", organizado por Fátima Branquinho e Israel Felzenszwalb e publicado pela Editora Mauad com apoio da FAPERJ, no ano de 2007, os professores e doutorandos do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Meio Ambiente da Uerj (PPG-MA) reuniram um conjunto de vivências em pesquisa que julgaram relevantes para a formação de pesquisadores que pretendem compreender o complexo fenômeno socioambiental.

Com a publicação deste trabalho, o PPG-MA pretendeu fomentar discussões teóricas e metodológicas sobre o ensino e a pesquisa na área ambiental e sobre as investigações metateóricas, tendo como pressuposto a interdisciplinaridade e sua contribuição para a produção do conhecimento.

Por articular dois eixos inerentes a essa abordagem metodológica: 1°) apresentação de questões socioambientais sob diversos enfoques e conexões; 2°) discussão de ações relativas às linhas de pesquisa do Programa, que articulam Pós- graduação com Graduação, esta publicação apresenta um potencial enriquecedor das discussões e dos questionamentos que pretendem buscar soluções inovadoras para as questões socioambientais e contribuir para o avanço das fronteiras da ciência e da tecnologia.
Com base nas questões - qual concepção de ciência tem norteado as atividades de um Programa Multidisciplinar como o PPG-MA e até onde este Programa de Pós-graduação tem sido capaz de avançar, a partir de uma prática disciplinar, para outras, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar? - o livro apresenta um conjunto de relatos de práticas de pesquisa por meio das quais houve produção, difusão de conhecimento ou outro tipo de intervenção na realidade. Alguns trabalhos acentuam um caráter conceitual, enquanto outros discutem mais explicitamente questões empíricas.

É importante destacar que esta publicação não almeja trazer respostas para a difícil escolha de assumir a transdisciplinaridade como meta. Almeja sim, ao expor suas reflexões e práticas nesta reunião de escritos, contribuir para a formulação de novos problemas instigantes e motivadores de pesquisas. É preferível que o leitor faça sua própria categorização dos estudos reunidos neste livro.

Coordenação do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente da Uerj

Meio ambiente: experiências em pesquisa multidisciplinar e formação de pesquisadores / [Fátima Branquinho e Israel Felzenszwalb, organizadores]. - Rio de Janeiro: Mauad X : FAPERJ, 2007.

ISBN 978-85-7478-243-0

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho
Faculdade de Educação, 12° andar, Bloco F, Sala 12.005
+55 (21) 2334-0824 / 2334-0825 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.