Slide 1

Atualizações Recentes

Nuredam/UERJ

Busca

Elza Neffa e Antonio Ritto

Editora: EdUERJ
Publicação: 2010
199p. - ISBN: 978-85-7511-179-6

O livro Percepção Transdisciplinar: uma construção coletiva, organizado pelos professores Elza Neffa e Antonio Carlos Ritto com os artigos elaborados pelos alunos no âmbito da disciplina Tópicos Especiais em Construção Social do Meio Ambiente Transdisciplinaridade, ministrada no primeiro semestre de 2008 no Doutorado Multidisciplinar do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – PPG-MA/UERJ objetiva socializar as reflexões epistemológicas ensejadas no referido curso que referenciaram a problemática socioambiental diante de uma nova abordagem científica – a transdisciplinaridade. A noção de ambiente é totalizadora e, como tal, incorpora a vida humana no planeta e suas complexas interrelações, o que a inscreve, na contemporaneidade, nas tensões vivenciadas pela humanidade. Os seres humanos têm uma dimensão da totalidade que é percebida pelos seus sentidos, pela capacidade de dialogar e, dependendo da sua construção imaginária, da capacidade de olhar o ambiente como se estivesse fora dele.

Essa noção de natureza é significada socialmente porque os seres humanos são uma dimensão da natureza e sentem necessidade de compreendê-la e interpretá-la para ordená-la e exercerem sobre ela uma relação de controle. Essa interpretação da natureza que subsidia a ação humana é sempre legitimada socialmente. Atualmente, novas ciências da complexidade desafiam a hegemonia legitimadora da ciência moderna ao incorporarem de forma interrelacionada três dimensões: a mítico-simbólica, a lógicoepistêmica e a misteriosa e demandam uma formação de sujeitos transdisciplinares que inclua um olhar multidimensional sobre o sujeito e o objeto remetendo-os aos diferentes níveis de percepção do sujeito e aos diferentes níveis de realidade do objeto. Tal formação pretende dar conta de enfrentar o desafio de criar sociedades sustentáveis, a partir do rompimento da idéia de que há separação entre sociedade e natureza. Nesse sentido, a publicação desse livro contribui para uma reflexão teórica que aponte caminhos para a sustentabilidade da sociedade e do ser humano, a partir de configurações transdisciplinares. 


 

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho
Faculdade de Educação, 12° andar, Bloco F, Sala 12.005
+55 (21) 2334-0824 / 2334-0825 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.