Slide 1

Atualizações Recentes

Nuredam/UERJ

Busca

VI Fórum de Educação Ambienta l- “O Pensamento Bom Conceitual: a Magia da Educação Ambiental”

O evento foi realizado pelo NUREDAM/UERJ em 4 de dezembro de 2007

Coordenação Geral 

Prof.ª Dr.ª Fátima Teresa Braga Branquinho

Comissão Executiva

Carla Cristina Dias - Bolsista Iniciação à Docência
Fernanda Freitas Paiva - Bolsista Iniciação Científica - Nuredam-UERJ
Geanny Cristina B. P. Leal – Bolsista de Extensão UERJ
Giselle de Souza Maria - Bolsista Iniciação à Docência
Helaine C. S. David - Bolsista Cetreina - Nuredam-UERJ
Heloiza Reis - Bolsista Proatec - Nuredam- UERJ
Jacqueline da Silva Santos – PIBIC/UERJ

4/12/2007 - Terça-feira
8h às 9h
Credenciamento Local: Capela Ecumênica
9h às 17h
Exposição de Pôsteres
Local: Capela Ecumênica
9h às 9h30
Abertura do Fórum
Local: Capela Ecumênica
Profª Drª Eloiza Gomes de Oliveira - Diretora da Faculdade de Educação

9h30 às 12h
Mesa Redonda: "A Educação Ambiental com os pés no chão"
Palestrantes:
Prof. Dr. Mauro Guimarães - Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRJ
Maristela Barenco – Coordenadora do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis - CDDH de Petrópolis e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPG-MA UERJ.
Nurit Bensusan - Mestre em Ecologia pela UNB e Coordenadora do Núcleo de Gestão do Conhecimento, Instituto Internacional de Educação do Brasil - IEB

Local: Capela Ecumênica
12h30 - Almoço

14h30 às 16h30
Mesa Redonda: "A relação céu-terra e a Educação Ambiental"
Palestrantes:
Profª. Drª. Maria da Conceição de Almeida - Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Prof. Celso Sanchez - Especialista em Meio-Ambiente (UFRJ); Mestre em Ecologia Social (UFRJ); Doutorando em Educação (PUC RJ)
Profª. Drª Elza Maria Neffa Vieira de Castro - Professora Adjunta da UERJ Maracanã. Graduada em Pedagogia pela Funadação Educacional D. Andre Arcoverde. Mestra em Filosofia da Educação pela Fundação Getulio Vargas - RJ. Doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Rural do Rio de Janeiro.
Prof. Dr. Rafael dos Santos - Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense.Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP.

16h30
Atividade de encerramento
Apresentação de Tai-Chi-Chuan
Tema: "A relação céu-terra e a Educação Ambiental"
Prof. Marco Antônio Rocha da Silva - DHARMA - RN
Mestre em San-Sei de AIKIDO
Mestre em Tai-Chi-Chuan

17:00h - A MAUAD Editora, a FAPERJ, o PPG-MA/UERJ, os organizadores do evento e os autores do livro Meio Ambiente: experiências em pesquisa multidisciplinar e formação de professores, organizado pelos professores Fátima Branquinho e Israel Felzenszwalb convidam para o lançamento.

O 6º Fórum de Educação Ambiental organizado por alunos da Pedagogia versou sobre o que gostaríamos de, há muito tempo, comunicar às pessoas: "O PENSAMENTO BOM ACONCEITUAL - A MAGIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL”. Tratou-se da importância do aprofundamento do sentir na vida humana, naquilo que diz respeito à descoberta da vitalidade de cada um de nós e do que esta vitalidade tem a ver com o ambiente. Um exemplo disso é a compreensão do significado de “Tai-Chi” como pura energia vital, cuja definição deve transcender às diferenças culturais próprias de épocas e de povos, como seriam, por exemplo, a China antiga e o Brasil contemporâneo.
O 6º Fórum pretendeu nos aproximar de noções fundamentais que mediam nossas relações com o ambiente de uma forma livre dos limites conceituais, ou seja, através do verdadeiro e puro 'sentir', nos ajudando a compreender que nós e o ambiente somos um.
A maior parte de tais noções é para ser vivida e sentida mais do que pensada. Tais noções devem ser respiradas, tocadas e apreciadas pelos sentidos, muito além do que poderia supor o pensamento...
Este evento buscou proporcionar a todos a oportunidade de discutir noções, idéias, experiências, projetos, desenvolvidos e em desenvolvimento no campo da educação ambiental, que têm os conceitos das diversas ciências e de outros saberes não-científicos como parceiros. Certamente, isso nos fará mais íntimos de nossa própria natureza.
Vozes estão se erguendo para apontar novos caminhos que nos permitam sair de situações difíceis, muitas delas aparentemente irreversíveis, como é o caso da destruição de ecossistemas inteiros, desaparecimento de espécies animais e vegetais, violência urbana e problemas sociais de toda ordem, dentre outros. É nessa construção e compreensão que a Educação Ambiental, reconhecida como uma dessas vozes, irrompe como mediadora e resposta à problemática ambiental, caracterizada como uma prática social.
Entende-se que ante a necessidade de manutenção de vida no planeta, é preciso resgatar a beleza dos relacionamentos, a magia e o encanto do encontro com tudo que nos rodeia, de forma que, empenhados na busca de dias melhores, possamos cuidar e educar uns aos outros.
É interessante visualizar e constatar que as pessoas necessitam além de sabedoria, participação e bom senso, o amor e o respeito perante a vida. Esses instrumentos são essenciais a uma mudança construtiva da sociedade. A chave de entrada para essa nova educação não pode mais ser a razão analítica e objetivista, mas uma visão humanista, holística, que enxergue além do que está diante dos olhos e se proponha a realizar o ser humano.
A finalidade desse encontro é fomentar debates sobre novas mentalidades, novas formas de conviver com as coisas e pessoas que nos rodeiam, que acreditem que a prática diária é o elemento de construção de cada ser humano, pois só assim construiremos uma sociedade mais justa e pacífica, onde sejam desenvolvidas relações sadias e respeitosas, considerando-se a indissociabilidade entre a natureza e cada um de nós.

Prof.ª Dr.ª Fátima Teresa Braga Branquinho
Coordenadora Adjunta do PPG - MA UERJ
Coordenadora do Fórum de Educação Ambiental

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho
Faculdade de Educação, 12° andar, Bloco F, Sala 12.005
+55 (21) 2334-0824 / 2334-0825 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.