Slide 1

Atualizações Recentes

Nuredam/UERJ

Busca

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | P | Q | R | S | T | U | V | Z | Referências

Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) - segundo Vygotsky (1987), o processo de formação de conceitos percorre um caminho que vai de formulações marcadas pelo sincretismo, próprio da lógica infantil que é impregnada por percepções imediatas e subjetivas, passa pelo pensamento em que alguns elementos que aglutinam ideias em torno de um pseudo-conceito se evidenciam, até alcançar a fase da formação de conceitos, propriamenta dita, que se caracteriza por maiores possibilidades de abstrações e generalizações. Nessa perspectiva, Vygotsky (1988) sugere que há uma distância entre o que as crianças sabem, em determinada faixa etária, e o que poderiam saber, caso fossem auxiliadas por outras pessoas na realização de suas tarefas. Neste processo destaca-se o papel da palavra, representado pela linguagem que o adulto apresenta à criança, pois à medida que propõe e nomeia os conceitos, desafia a criança a tentar compreendê-los e empregá-los em situações diversificadas.

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho
Faculdade de Educação, 12° andar, Bloco F, Sala 12.005
+55 (21) 2334-0824 / 2334-0825 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.