Slide 1

Atualizações Recentes

Nuredam/UERJ

Busca

Paradigma Educacional Emergente

Qual é o modelo de ciência hoje? E qual seria o referencial teórico capaz de nortear a busca de um novo paradigma para a educação? Da física chegam-nos as tentativas mais completas para se entender as leis do universo e oferecer uma compreensão radicalmente nova de vários aspectos de nossa vida diária. São referenciais que enfatizam o estado de inter-relação e interdependência essencial entre os fenômenos. Pois é esse universo relacional que a autora propõe como parâmetro para a construção dos novos paradigmas educacionais. Ela trabalha com a ideia de uma educação compreendida como sistema aberto, vivo, que troca energia com o meio. Uma nova educação em que tudo está em movimento: o conhecimento em constante construção. Onde o professor é a ponte entre conhecimentos, o contexto e seus produtores-receptores.

Sumário

PREFÁCIO
INTRODUÇÃO

1. EM BUSCA DE UM NOVO PARADIGMA PARA A EDUCAÇÃO
O que é paradigma?
Qual a razão de ser do paradigma tradicional?
Paradigma tradicional: Algumas implicações em nossas vidas

2. A RUPTURA DO PARADIGMA
Novos fatos, novas interpretações
Novos princípios, novo paradigma
Totalidade indivisa
O pensamento sistêmico
Um mundo em holomovimento
O pensamento em processo
O conhecimento em rede
A unidade do conhecimento
Teorias transitórias
Auto-organização recursiva
Integração do qualitativo ao quantificável

3. IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS DO NOVO PARADIGMA
A interconectividade dos problemas educacionais
A reintegração do sujeito
O conhecimento em processo
A percepção das conexões e do significado do contexto
Redes de conhecimentos
Educação: Um sistema aberto
"Verdade" absoluta e teorias transitórias
Educação: Compreensão do ser em sua inteireza
Evolução criativa
Ciência e mística: A busca da unidade
Além da dimensão individual

4. NOVOS CENÁRIOS EM CONSTRUÇÃO
Mudanças no mundo
Mudanças na economia, nas organizações e nos serviços
Novo paradigma nas tecnologias da informação
Mudanças culturais e mudanças no saber
A emergência de uma sociedade global e digital
O maior desafio

5. O PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE
As novas pautas
O paradigma construtivista, interacionista, sociocultural e transcendente

6. UMA EDUCAÇÃO PARA A ERA DAS RELAÇÕES
Educação e desenvolvimento humano
Por um enfoque reflexivo na prática pedagógica
Novos instrumentos: Uma nova ecologia cognitiva
Autonomia, cooperação e criticidade
Educar para a cidadania global

BIBLIOGRAFIA

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho
Faculdade de Educação, 12° andar, Bloco F, Sala 12.005
+55 (21) 2334-0824 / 2334-0825 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.