Slide 1

Atualizações Recentes

Nuredam/UERJ

Busca

20 anos da Constituição Federal: trajetória do direito ambiental

CONCEIÇÃO, Maria Collares Felipe da (coord.) 20 anos da Constituição Federal: trajetória do direito ambiental. Rio de Janeiro: EMERJ, 2008.

Atualmente, a humanidade enfrenta as conseqüências da mudança climática, agora uma realidade comprovada cientificamente. A esse fenômeno está atrelada a falta de alimentos para grande parte da população. Entretanto, enquanto os países desenvolvidos integrantes do G8 discutem o prazo para a redução das emissões dos gases de efeito estufa, com o objetivo de manter o crescimento econômico, relegam a segundo plano as necessidades humanas básicas, capazes de proporcionar uma existência digna. Uma delas é a educação, por ser imprescindível promover a educação ambiental, propulsora do desenvolvimento sustentado. Aliada a educação básica, ela será capaz de fazer com que cada pessoa dê a sua contribuição à preservação de um ambiente sadio, agindo em relação umas as outras com espírito de fraternidade, orientadas artigo I da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS. É difícil, mais não é impossível, porque, no ensinamento do Mestre Morya, “o que é inatingível hoje vem com facilidade amanhã”. Só é preciso dar os primeiros passos para alcançarmos a solidariedade oriunda de corretas relações humanas e, assim, preservar a qualidade de vida do planeta.

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho
Faculdade de Educação, 12° andar, Bloco F, Sala 12.005
+55 (21) 2334-0824 / 2334-0825 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.