Slide 1

Atualizações Recentes

Nuredam/UERJ

Busca

A emergência do paradigma ecológico: reflexões ético-filosóficas para o século XXI

PELIZZOLI, M.L. A emergência do paradigma ecológico: reflexões ético-filosóficas para o século XXI. Petrópolis: Vozes, 1999.

Em raros momentos pode-se constatar tamanha ruptura de padrões e de modelos éticos fundamentadores do paradigma civilizatório. Não obstante, tal ruptura traz a possibilidade da visão ético-holística, da interdependência dos seres, de sensibilidade humana e sabedoria para sustentabilidade.

Neste sentido, faz-se aqui uma arqueologia crítica da postura moderna científica – industrial e desenvolvimentista evocada em vista do século carregado de paradoxais “conquistas” anti-socioambientais, e do fracasso indubitável de um modelo de Razão.

Pergunta-se: será possível ainda, diante de tantos fatos que se conjugam, não considerar a transformação, a qual faz despontar a necessidade de um  novo paradigma, de solidariedade/ solidificação de um “projeto socioambiental do século XXI?” Adiar-se-á a conscientização e a efetividade que resgate a interação com os fatores do ambiente e da cultura – enquanto seres num planeta único e de relações vivas- Gaia?”

Esta obra inscreve-se no espírito do tempo, de emergência esperançosa; onde nunca foi tão crucial implementar o pensamento e ação fundamentada e integradora.

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho
Faculdade de Educação, 12° andar, Bloco F, Sala 12.005
+55 (21) 2334-0824 / 2334-0825 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.