Slide 1

Atualizações Recentes

Nuredam/UERJ

Busca

Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental

Nesta obra, o autor tece considerações teóricas indispensáveis para se pensar as atuais tendências da Educação Ambiental no Brasil e seus efeitos nas esferas pública e educacional. Ao resgatar conceitos estruturantes da pedagogia emancipatória de Paulo freire e ao esclarecer os pontos centrais de uma Educação Ambiental, problematiza, com riqueza de exemplos e rigor científico, as tendências que reproduzem uma prática educativa alienante e conservadora e que mantém concepções dualistas no que se refere à relação cultura-natureza.

É uma obra que contribui não só com a práxis dos educadores ambientais, mas de todos os educadores e agentes sociais que acreditam na capacidade de ação e transformação humana, na concretude do cotidiano e da história e na necessidade de construirmos coletivamente novo patamar de organização da sociedade, que requalifique a nossa inserção na natureza.   

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

http://www.cortezeditora.com.br/trajetoria-e-fundamentos-da-educacao-ambiental-1233.aspx

Carlos Frederico B. Loureiro é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, ambos da UFRG. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG. Coordenador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIES/FE/UFRJ). Pesquisador do CNPq. Participação em projetos de educação ambiental junto a instituições como: Instituto de Gestão das Águas da Bahia, Secretaria de Educação da Bahia, Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, ICMBio, Iets, Ibase e Ibam. Autor de inúmeros artigos e livros em educação ambiental. Pela Cortez Editora possui os seguintes títulos publicados:"Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate"; "Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania"; "Pensameno complexo, dialética e educação ambiental"; "Trajetória e fundamentos da educação ambiental"; "Repensar a educação ambiental: um olhar crítico".

 

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho
Faculdade de Educação, 12° andar, Bloco F, Sala 12.005
+55 (21) 2334-0824 / 2334-0825 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.