Slide 1

Atualizações Recentes

Nuredam/UERJ

Busca

Pensamento complexo, dialética e educação ambiental

"Ao abordar com muita ousadia e criatividade um conjunto de temas que estão presentes no debate sobre a complexidade ambiental, os autores deste livro trazem uma necessária e original contribuição para o ainda incipiente processo de reflexão sobre as práticas existentes e as múltiplas possibilidades que estão colocadas para, ao pensar a realidade de modo complexo, defini-la como uma nova racionalidade e um espaço onde se articulam natureza, técnica, cultura e transformação social."

Pedro Jacobi - Professor Titular da Faculdade de Educação e Programa    de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo.

LOUREIRO, Carlos Frederico B., LAYRARGUES, Philippe Pomier, CASTRO, Ronaldo Souza de (orgs.). Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.

http://www.cortezeditora.com.br/pensamento-complexo-dialetica-e-educacao-ambiental-566.aspx/p 

Carlos Frederico B. Loureiro é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, ambos da UFRG. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG. Coordenador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIES/FE/UFRJ). Pesquisador do CNPq. Participação em projetos de educação ambiental junto a instituições como: Instituto de Gestão das Águas da Bahia, Secretaria de Educação da Bahia, Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, ICMBio, Iets, Ibase e Ibam. Autor de inúmeros artigos e livros em educação ambiental. Pela Cortez Editora possui os seguintes títulos publicados:"Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate"; "Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania"; "Pensameno complexo, dialética e educação ambiental"; "Trajetória e fundamentos da educação ambiental"; "Repensar a educação ambiental: um olhar crítico".
 
Philippe Pomier Layrargues é biólogo, especialista em Educação Ambiental, mestre em Ecologia Social (Programa Eicos/UFRJ, Cátedra Unesco para Desenvolvimento Sustentável), doutorando em Sociologia na Unicamp. É autor de "A cortina de fumaça: o discurso empresarial verde e a ideologia da racionalidade econômica", pela editora Annablume; e coautor de "Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão", pela DP&A Editora.
 
Ronaldo Souza de Castro é biólogo, especialista em Psicomotricidade, mestre em Educação (Iesae/FGV), doutor em Educação (Unicamp). Foi pesquisador bolsista da Fondation Archives Jean Piaget na Universidade de Genebra em 1998. É professor da Faculdade de Educação da UFRJ, e coautor dos livros "Educação ambiental: reflexões e práticas contemporâneas", pela editora Vozes e "Tendências da educação ambiental brasileira", pela editora da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho
Faculdade de Educação, 12° andar, Bloco F, Sala 12.005
+55 (21) 2334-0824 / 2334-0825 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.