Slide 1

Atualizações Recentes

Nuredam/UERJ

Busca

Coleta Seletiva com Inclusão Social: em municípios, empresas, instituições, condomínios e escolas

Como um Conselho da área tecnológica que agrega mais de mil profissões e mais de 100 mil profissionais e empresas em todo o Estado de Minas Gerais, temos o dever de dar a nossa contribuição à erradicação dos lixões. Sobretu- do, apontando caminhos alternativos, discutindo propostas com a sociedade e divulgando técnicas adequadas à nossa realidade e já utilizadas com êxito em alguns locais.

Superamos um tempo em que a área técnica planejava de forma dissociada da área social. O Conselho vive um tempo de desenvolvimento da tecno- logia a serviço do desenvolvimento econômico e social, ambas com igual importância.

Esta publicação que tenho o prazer de apresentar – COLETA SELETIVA COM INCLUSÃO SOCIAL, é mais um esforço deste conselho nesta direção. Acreditamos que só colheremos os frutos do desenvolvimento tecnológico, se estiver a serviço do desenvolvimento humano com inclusão de todos.

Temos participado ativamente dos movimentos que buscam soluções para a gestão sustentável de resíduos sólidos, seja em empresas, municípios, entidades ou instituições. Em articulação com diversas entidades que com- põem o Fórum Lixo & Cidadania buscamos articular uma política de gestão integrada e participativa dos resíduos sólidos urbanos.

Através de convênios de parceria oferecemos diversos cursos de capacita- ção voltados para operação de sistemas de saneamento, dentre eles, gestão integrada de resíduos, abastecimento de água, drenagem e esgotos. Estes cursos tem alcançado sobretudo àqueles que trabalham no interior do estado e tem dificuldades para atualizar e reciclar conhecimentos.

Sabemos que a tarefa de acabar com todos os depósitos de lixo irregulares no estado e implantar uma gestão adequada de resíduos é uma tarefa hercúlea. Mas será possível, se cada segmento da sociedade der a sua contribuição. Esta publicação é apenas mais uma contribuição do Conselho Regional de Engenharia de Minas Gerais. Continuaremos participando deste desafio.

Gilson Queiroz – Presidente do Crea-MG

Baixar livro em pdf (2,6 Mb)

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho
Faculdade de Educação, 12° andar, Bloco F, Sala 12.005
+55 (21) 2334-0824 / 2334-0825 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.