Slide 1

Atualizações Recentes

Nuredam/UERJ

Busca

Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas

O livro "Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas", publicado em São Paulo pela Editora Atlas, em 2009, por Gilberto de Andrade Martins e Carlos Renato Theóphilo tem pretensão de apresentar, caracterizar e explicar, com abordagens adequadas aos públicos universitários - Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu da área de Ciências Sociais Aplicadas -, tanto os Métodos quanto as Técnicas de Pesquisas. O texto é desenvolvido a partir de um esquema paradigmático com seis pólos: Epistemológico, Teórico, Metodológico, Técnico, Avaliação e Polo de Formatação e Edição. São consideradas as principais categorias epistemológicas - problematização, causalidade, sistema de hipóteses, confiabilidade e validade. Apresentam-se as funções das Teorias e dos Modelos, bem como explicações sobre Conceitos, Definições e Construtos no discurso e prática da Pesquisa. No Polo Metodológico, são caracterizadas as Abordagens Empirista, 
Funcionalista e Sistêmica, todas oriundas da matriz do Positivismo, além da Fenomenologia, Estruturalismo e Abordagem Crítico-Dialética. O Polo Técnico é dividido em dois Capítulos: Estratégias de Pesquisa com destaques para a Pesquisa Experimental, Estudo de Caso, Pesquisa-Ação e Grounded Theory. Em seguida, são apresentadas 12 Técnicas para co- 
leta de informações, dados e evidências com destaques para a OP - Observação Participante, Laddering, Focus Group, Escalas Sociais e de Atitudes, Análise de Conteúdo e do Discurso. As técnicas de avaliação - quantitativas e qualitativas - dos achados são, detalhadamente, apresentadas no Capítulo 7. Todos os componentes formais e cuidados para edição de um Trabalho Técnico-Científico são registrados no último capítulo. Registrem-se atenção para os Apêndices do livro: Roteiro para elaboração de um Projeto de Pesquisa, Construção de um Artigo para publicação em periódico, elaboração de uma Resenha Crítica Metodológica, Elucidário, bem como um denso Apêndice de Relações Bibliográficas.

Além dos já citados, outro diferencial deste livro é o destaque para EXEMPLOS, particularmente quando do tratamento das Estratégias e Técnicas de Pesquisa. Esta obra é fruto do preparo e ministração de Cursos de Metodologia Científica pelos autores.

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho
Faculdade de Educação, 12° andar, Bloco F, Sala 12.005
+55 (21) 2334-0824 / 2334-0825 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.