Slide 1

Eventos recentes

Busca

Seminários

Encontro abordará temas como espaços verdes em áreas urbanas.

O recurso natural água é um insumo indispensável para o ser humano, seja para saúde, bem estar ou atividades econômicas. Em tempos de crise hídrica e em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Sesc realiza, dia 18/3 na unidade Tijuca, o Seminário Caminhos da Água.  O evento, gratuito,  vai abordar causas e efeitos da crise, além de levantar a importância das áreas verdes urbanas para a conservação e qualidade desse valioso recurso natural.

O objetivo é difundir conhecimentos relacionados ao tema e promover uma troca efetiva e integrada de informações, aproximando pesquisadores, profissionais da área, estudantes e interessados no assunto. Pierre - André Martin, João Manuel Linck Feijó, Gerard Moss, Daniel Toffoli e Alexandre Braga são os especialistas que apresentarão palestras, mediados por Vilmar Berna.

Confira a programação:
9h - Welcome Coffee / Credenciamento   
10h - Abertura
10h15 - Palestra: Unidades de Conservação e Proteção dos Mananciais - Daniel Toffoli (Coordenador de gestão socioambiental do Parque Nacional da Tijuca)
11h - Palestra: Amazônia e seus Rios Voadores - Gérard Moss
Criador do projeto Rio Voadores, Gérald Moss falará sobre sua pesquisa do vapor de água amazônico e a divulgação do seu papel no regime de chuvas em outras regiões do Brasil.
12h15 – Almoço livre
14h - Palestra: Controle Social dos Recursos Hídricos - Alexandre Braga (Comitê de Bacia da Baía de Guanabara)
14:45 - Palestra: Cidades azuis: O que são? Porque são importantes? Como fazer essa transformação? - Pierre - André Martin
O tema Cidades Azuis será abordado com ênfase em problemas e soluções por meio de uma introdução teórica e de estudos de caso. Nesse momento no mundo, muitas cidades colocam o tema "água" no centro de suas preocupações para não só atender necessidades básicas, mas também, criar uma melhor qualidade de vida na cidade e reconstituir o ciclo hidrológico.
15h30 - Palestra: Sistema integrado Ecotelhado de reuso de águas - João Manuel Linck Feijó
Na mesa, o engenheiro João Manuel Linck Feijó discorre sobre o aproveitamento da água da chuva e reuso de águas servidas por meio de tratamento por zona de raízes aproveitando a própria laje da edificação por meio de wetland adaptado ao telhado verde.
17h - Encerramento      

               
SERVIÇO
Seminário Caminhos da Água
18/3
, às 9h
Sesc Tijuca - R. Barão de Mesquita, 539
Grátis | Classificação Livre 

"Caros Professores, 

Meu nome é Juline, entro em contato a respeito do Green Nation Fest que estou divulgando. Trata-se de um evento gratuito em parceria com a ONU, a Globo e o SEBRAE. O evento contará com diversas atividades interativas sobre o tema da sustentabilidade e do meio ambiente, incluindo o Seminário de Economia Verde e Criativa.  

Os seminários aconteceram entre os dias 8 e 11 de setembro, e estarão contando com diversos temas em relação a sustentabilidade. Entre eles com o tema da conservação do meio ambiente será desenvolvido com uma palestra inédita da Céline Cousteau. Neta do famoso explorador Jacques Cousteau, Céline é uma pesquisadora, mergulhadora e cineasta que conta sobre suas experiências e os desafios para conservação da natureza.

Estamos convidando alunos e professores das escolas e universidades no Rio de Janeiro, e gostaríamos de contar com os alunos da gestão ambiental e de biologia da UERJ. As inscrições para os seminários serão feita pelo site (link abaixo). Vocês poderiam realizar uma divulgação para alunos e professores? Também estamos dispostos a reservar lugares para as turmas que  garantem presença. 

Mando em anexo o convite para esta palestra para divulgação. A programação completa está disponível no link seguinte: fest.greennation.com.br/seminarios

Aguardo retorno e qualquer dúvida, estou a disposição,

Att.,

Juline Belhassen"

 
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a Academia Brasileira de Ciências, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em conjunto com órgãos de governo e entidades do sistema nacional de CT&I têm o prazer de convidar para o Seminário Brasil, Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade que será realizado na UERJ nos dias 21 e 22 de novembro de 2013. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site http://fmc.cgee.org.br.
 

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho
Faculdade de Educação, 12° andar, Bloco F, Sala 12.005
+55 (21) 2334-0824 / 2334-0825 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.