Slide 1

Atualizações Recentes

Eventos recentes

Nuredam/UERJ

Busca

Oficinas

Proposta de oficina “Lixo Que Te Quero Verde”: plantio de temperos e ervas medicinais em garrafas PET reaproveitadas – Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental 

 
Apresentação: 
 
O Moleque Mateiro teve início em 09/04/2005, em parceria com a Escola Tabladinho, com o objetivo de promover uma Educação Ambiental que estivesse verdadeiramente integrada à natureza. Desde então, o trabalho vem evoluindo, mas mantendo sua essência que é Aprender com a Natureza e proporcionar a crianças e jovens uma forma de aprendizagem mais dinâmica e envolvente daquela que é realizada dentro de uma sala de aula convencional. 
 
Dos trabalhos em parceria com a Escola Tabladinho, novas parcerias foram surgindo e o IMM acabou por incorporar novos serviços, tais como: Projetos Escolares, Trabalhos de Campo; Aniversários Mateiros, Cursos de Formação/Capacitação, Diferentes Oficinas e Viagens Pedagógicas. Todos mantendo o mesmo objetivo de aprender a partir do vivenciar. 
 
A importância desta metodologia é promover o aprendizado a partir da vivência, tornando assim, a educação mais prazerosa. E  tornando-se mais prazerosa, é possível resgatar os valores e a importância da educação cidadã, crítica, fazendo com que os participantes se percebam parte integrante do ambiente. 
 
O IMM propõe a Oficina de Temperos e Ervas Medicinais em vasos feitos de garrafas pet. A oficina consiste num circuito que inicia com a escolha e o reconhecimento do vaso feito de material reutilizado até o plantio seguido de batismo do tempero ou erva medicinal escolhido. A atividade é finalizada com a customização da etiqueta com as dicas de cuidados e usos para com a planta escolhida. 
 
 
Objetivos: 
 
O objetivo da Oficina de Temperos e Ervas Medicinais em vasos de garrafas pet é apresentar ao público uma das possibilidades de se reutilizar a garrafa pet, além de proporcionar o contato das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos) com a terra e as plantas, demonstrando a interdependência ambiental de todos os seres vivos, e os benefícios do contato com a natureza. 
 
 
Metodologia: 
 
A metodologia utilizada nas Oficinas de Temperos e Ervas Medicinais é desenvolvida em um formato de circuito. São quatro etapas percorridas. Tudo começa com a escolha do vaso e, após perceber se este está furado em baixo para escoamento da água, ocorre a segunda etapa que é o preenchimento do vaso com brita (pedras), areia, terra e, por fim, o composto orgânico produzido pela empresa Vide Verde, a partir dos restos orgânicos gerados por seus clientes, e doada ao IMM. A brita e a areia têm a função de 
facilitar o escoamento da água e, também, de visualizar as etapas de composição do solo, desde a rocha até a consolidação em terra (solo). 
 
Após preenchimento do vaso, o participante chega à terceira etapa da oficina onde lhe são apresentadas todas as opções de temperos e ervas medicinais disponíveis para plantio. São elas: manjericão, hortelã, erva cidreira e boldo. Depois de conhecer cada uma das opções, o participante escolhe a planta e recebe as últimas dicas. Por fim, a oficina é finalizada com a customização das etiquetas com dicas de cuidado com cada espécie. 
 
Após o plantio, os participantes recebem informações sobre a ciclagem dos resíduos orgânicos, a importância da separação de lixo e da compostagem. 
 
 
Equipe Técnica: 
 
3 Educadores Ambientais/ Oficineiros e 1 coordenador geral 
 
Orçamento: 
 
Orçamento elaborado para oficina de plantio em garrafas Pet, com cinco (5) horas de duração, para público estimado de 100 pessoas. 
 
 
Investimento: 
 
. Oficina de Temperos e Ervas Medicinais com cinco horas de duração - investimento a combinar com o Grupo Moleque Mateiro . 
 
Itens Inclusos: 
 
. O material para realização da oficina*. 
. Três monitores capacitados do Moleque Mateiro. 
. Transporte da equipe e material; 
 
* Material: mudas, brita, areia, terra, etiquetas, regador, furador e garrafas pet cortadas e higienizadas. 
 
CONTATOS MOLEQUE MATEIRO: 
 
Coordenadores 
 
. Francisco Schnoor Tel: 9474-5814 E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. 
 
. Lucia Jaber Tel: 9609-6976 E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. 
 
Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental Ltda. 
 
Moleque Mateiro Tel: 3529-8335 /9923-0325 
 
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. 
 

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho
Faculdade de Educação, 12° andar, Bloco F, Sala 12.005
+55 (21) 2334-0824 / 2334-0825 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.