Slide 1

Eventos recentes

Nuredam/UERJ

Busca

FINAflor – Infâncias da Natureza/UNIRIO
 FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL/RJ
 
 
Rio de Janeiro, 20 de maio de 2013.
 
Carta Convite
 
 É com alegria que comunicamos a realização do FINAFlor, uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental (GiTaKa) que, em sua 7ª edição, será realizado em horário integral, na UNIRIO, em parceria com o Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro (FPEI/RJ).
 
Começamos com uma celebração na Praia Vermelha, porta de entrada da Baía de Guanabara. Aí, neste local sagrado dos Tupinambá, povo ancestral que aqui vivia, faremos uma reverência ao sol, à vida, aos curumins de ontem e de hoje. Não esqueçam suas cangas!
 
Depois, uma mesa redonda, que tratará das relações entre seres humanos e natureza nos espaços escolares. Para esquentar o debate, enviamos, em anexo, um texto que foi elaborado com o objetivo de refletir sobre o tema, tendo como referência as definições legais apontadas nos artigos 4º, 6, 7º, 8º e 9º das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI,2009),  em especial as que dizem respeito à necessidade de práticas educativas atentas à preservação da vida na Terra (art 9, XI); objetivo que exige novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta (Art.7º)
 
Na parte da tarde, o FINAflor assegura um espaço-tempo para que estudantes,  professores e equipes gestoras  apresentem painéis que retratem suas experiências de trabalho voltadas para a qualificação das relações dos humanos com a natureza.
 
Em coerência com segundo dos 3Rs Ecológicos, propomos que os Painéis (medida 0, 90 X 1,20m) sejam criados com material naturais ou reutilizados. Podem ser utilizadas fotos, imagens e devem conter : informações sobre objetivos da atividades; justificativa teórico-prática(importância da proposta para o contexto local e global); metodologia (como é desenvolvida a atividade);  resultados; perspectivas e propostas de continuidade.
 
Os interessados em apresentar painéis devem escrever para o email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
 
Ao longo do dia, teremos brincadeiras e cantorias! Às 12:30, chorinho da Escola Portátil de Música! E também uma Feira de Trocas, atividade de exercício do desapego, que está em coerência com 2 dos 3Rs Ecológicos: Redução de Consumo e Reaproveitamento. Mais significativas que a Reciclagem (o terceiro R), os dois primeiros são as principais bandeiras de preservação da Terra. Pratique o desapego, passando um olho na casa e separando livros, CDs, DVDs, brinquedos, objetos que estiverem em bom estado e que você pouco utiliza! Participe! A troca é também uma atividade sustentável porque contribui para a tecitura de novas relações dos seres humanos entre si, na medida em que o ato de trocar pressupõe diálogo.
 
Ao final da tarde, acontecem as oficinasPedimos que fiquem atent@s:  em breve solicitaremos que tragam 
materiais para a confecção de instrumentos musicais e cartões de dia dos namorados.
 
Importante: o lanche é coletivo! Tragam frutas, guloseimas, bebidas e seus copos pessoais.
 
Será um prazer receber tod@s vocês!
 

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho
Faculdade de Educação, 12° andar, Bloco F, Sala 12.005
+55 (21) 2334-0824 / 2334-0825 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.