Slide 1

Atualizações Recentes

Nuredam/UERJ

Busca

Substituindo o plástico das nossas vidas

Published on Tuesday, 31 July 2012 11:33

Estamos conscientes dos impactos negativos do uso intensivo das sacolas plásticas mas, uma pergunta que nos fazemos sempre é: onde jogar o lixo diário se não nos tais sacos plásticos? Nesta encruzilhada de aceitar ou não e usar ou não as tais vilãs do meio ambiente, uma atitude é certa: podemos e devemos diminuir o conteúdo plástico nos nossos lixos, não?!

Enquanto os supermercados e as lojas não cobrarem pelo uso das sacolas plásticas, ou leis que proíbem o uso delas forem aprovadas e aplicadas em território nacional, ou a degradação dos plásticos biodegradáveis for realmente ecoeficiente, certas atitudes amigas do meio ambiente são mais do que necessárias. Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc), pode ir direto para a lixeira sem proteção. No caso dos lixinhos da pia e do banheiro (absorventes, fio dental, cotonetes), o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer.

Quer aprender como se faz? Siga as instruções abaixo:

A ideia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí.

Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.

 

 

Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, mantendo a base para baixo.

 

Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.

 

Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.

 

Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá esta figura.

 

Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.

 

Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.

 

Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura.

Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!

 

É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!

 

Que tal?

Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!

Fonte: http://www.mysavebag.com.br/2010/09/sacos-de-jornal/

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 | Pavilhão João Lyra Filho
Faculdade de Educação, 12° andar, Bloco F, Sala 12.005
+55 (21) 2334-0824 / 2334-0825 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.