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O presente livro se constitui em uma importante publicação para nossa Rede Pública Municipal de Ensino, principalmente por abordar uma experiência de formação que se caracterizou pela valorização de saberes e práticas pedagógicas de professores que atuam em um espaço que ganha centralidade no processo de inclusão: a Sala de Recursos Multifuncionais.
 
Katia Cristina Vieira Nunes
Diretora do Instituto Municipal Helena Antipoff
 
Organização
Leila Regina de O. Paula Nunes, Carolina Rizzotto Schirmer 

ISBN: 978-85-7511-452-0
Tamanho: 24,2 Mb
 
Fonte: EdUerj

Autores: Antonio Fernando Silveira Guerra e Mara Lúcia Figueiredo

A Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI integra e apoia a Rede Brasileira de Educação Ambiental – REBEA, desde os anos 2000. Em abril de 2002, com a aprovação do Projeto Tecendo Redes de Educação Ambiental na Região Sul, financiado pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio do Fundo Nacional do Meio Ambiente, foi criada a Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental – REASul, idealizada por pesquisadores dos Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Univali, de Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, duas unidades do IBAMA (NEA-Florianópolis e CEPSUL - Itajaí) e uma OSCIP - MATER NATURA - Instituto de Estudos Ambientais.

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Fonte: www.icepsc.com.br/ebook_livro.php?li=18

Este livro é fruto de pesquisas desenvolvidas sobre educação do campo/pedagogia da alternância, artes e formação docente, especialmente relacionadas as experiências dos autores na formação inicial de professores(as) do campo no curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música da Universidade Federal do Tocantins (UFT) campus de Tocantinópolis. O objetivo da obra é registrar e socializar pesquisas realizadas pelos docentes desse curso, contribuindo para a afirmação de um projeto de educação condizente com a realidade dos camponeses, seja no ensino básico ou no superior.

Educação do Campo, Artes e Formação Docente / Rural Education, Arts and Teacher training (PDF Download). Disponível em:

Nuredam.com.br

ResearchGate.net [acesso em 11 de Julho de 2017].


Coordenado por Pedro Augusto Pinheiro Fantinatti, Antonio Carlos Zuffo e André Munhoz de Argollo Ferrão, com co-autoria com pesquisadores de instituições renomadas de São Paulo e Rio de Janeiro, o livro Indicadores de Sustentabilidade em Engenharia: como desenvolver, expõe os indicadores de sustentabilidade (culturais, sociais, ambientais e econômicos) a partir dos valores dos especialistas e não a partir de alternativas preestabelecidas, por meio da abordagem multicritério de apoio à decisão (MCDA) aplicada em projetos de engenharia.

Na busca da mudança paradigmática pretendida, o livro apresenta as possíveis dimensões de sustentabilidade a se considerar em projetos de engenharia e divide-se em 15 capítulos distribuídos em quatro seções referentes à dimensão ambiental, econômica, social e cultural, e em mais uma relacionada à descrição da metodologia Análise Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA). Para maior clarificação das temáticas abordadas, explicitamos os capítulos e seus autores:

Capítulo 1. Introdução de Pedro Augusto Fantinatti, Antonio Carlos Zuffo e André M. de Argolo Ferrão;

Capítulo 2. Engenharia e educação ambiental de Luciene Pimentel da Silva e Elza Neffa;

Capítulos 3 e 4. Questões sobre meio ambiente – partes 1e 2 de Dorothéa P. Monteiro;

Capítulo 5. Impermeabilização do solo e poluição difusa de Maria Alice A. G. Venturini;

Capítulo 6. Inundação, erosão e impermeabilização do solo de Antonio C. Zuffo e Marco A. Jacomazzi;

Capítulo 7. Processos de urbanização e a sustentabilidade urbana de Silvia Faria;

Capítulos 8 e 9. A dimensão econômica na visão de empresários, projetistas e consumidores – partes 1e 2 de Paulo T. Kazitoris e Rosangela R. Kazitoris;

Capítulo 10. O trabalho escravo explorado pela construção civil – o caso da megaobra do Santander em Campinas de Márcia Fantinatti;

Capítulo 11. Quando a falta de ações em planejamento rouba vidas – açudes irregulares e a tragédia do Parque Imperador de Jorge Antonio Ferreira e Márcia Fantinatti;

Capítulo 12. A dimensão cultural em projetos territoriais sustentáveis e em empreendimentos de engenharia inovadores de André M. de Argolo Ferrão e Lucy M. M. Braga;

Capítulo 13. As fases e as ferramentas para aplicação da abordagem MCDA de Pedro Augusto Fantinatti e Antonio Carlos Zuffo;

Capítulo 14. Desenvolvendo indicadores de sustentabilidade na prática, por meio da abordagem MCDA de Pedro Augusto Fantinatti, Antonio Carlos Zuffo, Dorothéa P. Monteiro, Jorge Antonio Ferreira, Paulo T. Kazitoris, Rosangela R. Kazitoris e Silvia Faria;

Capítulo 15. Considerações e recomendações para a concepção de empreendimentos sustentáveis de Pedro Augusto Fantinatti, André M. de Argolo Ferrão e Antonio Carlos Zuffo. 

 

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