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Autores: Antonio Fernando Silveira Guerra e Mara Lúcia Figueiredo

A Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI integra e apoia a Rede Brasileira de Educação Ambiental – REBEA, desde os anos 2000. Em abril de 2002, com a aprovação do Projeto Tecendo Redes de Educação Ambiental na Região Sul, financiado pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio do Fundo Nacional do Meio Ambiente, foi criada a Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental – REASul, idealizada por pesquisadores dos Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Univali, de Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, duas unidades do IBAMA (NEA-Florianópolis e CEPSUL - Itajaí) e uma OSCIP - MATER NATURA - Instituto de Estudos Ambientais.

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Fonte: www.icepsc.com.br/ebook_livro.php?li=18

Este livro é fruto de pesquisas desenvolvidas sobre educação do campo/pedagogia da alternância, artes e formação docente, especialmente relacionadas as experiências dos autores na formação inicial de professores(as) do campo no curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música da Universidade Federal do Tocantins (UFT) campus de Tocantinópolis. O objetivo da obra é registrar e socializar pesquisas realizadas pelos docentes desse curso, contribuindo para a afirmação de um projeto de educação condizente com a realidade dos camponeses, seja no ensino básico ou no superior.

Educação do Campo, Artes e Formação Docente / Rural Education, Arts and Teacher training (PDF Download). Disponível em:

Nuredam.com.br

ResearchGate.net [acesso em 11 de Julho de 2017].


Coordenado por Pedro Augusto Pinheiro Fantinatti, Antonio Carlos Zuffo e André Munhoz de Argollo Ferrão, com co-autoria com pesquisadores de instituições renomadas de São Paulo e Rio de Janeiro, o livro Indicadores de Sustentabilidade em Engenharia: como desenvolver, expõe os indicadores de sustentabilidade (culturais, sociais, ambientais e econômicos) a partir dos valores dos especialistas e não a partir de alternativas preestabelecidas, por meio da abordagem multicritério de apoio à decisão (MCDA) aplicada em projetos de engenharia.

Na busca da mudança paradigmática pretendida, o livro apresenta as possíveis dimensões de sustentabilidade a se considerar em projetos de engenharia e divide-se em 15 capítulos distribuídos em quatro seções referentes à dimensão ambiental, econômica, social e cultural, e em mais uma relacionada à descrição da metodologia Análise Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA). Para maior clarificação das temáticas abordadas, explicitamos os capítulos e seus autores:

Capítulo 1. Introdução de Pedro Augusto Fantinatti, Antonio Carlos Zuffo e André M. de Argolo Ferrão;

Capítulo 2. Engenharia e educação ambiental de Luciene Pimentel da Silva e Elza Neffa;

Capítulos 3 e 4. Questões sobre meio ambiente – partes 1e 2 de Dorothéa P. Monteiro;

Capítulo 5. Impermeabilização do solo e poluição difusa de Maria Alice A. G. Venturini;

Capítulo 6. Inundação, erosão e impermeabilização do solo de Antonio C. Zuffo e Marco A. Jacomazzi;

Capítulo 7. Processos de urbanização e a sustentabilidade urbana de Silvia Faria;

Capítulos 8 e 9. A dimensão econômica na visão de empresários, projetistas e consumidores – partes 1e 2 de Paulo T. Kazitoris e Rosangela R. Kazitoris;

Capítulo 10. O trabalho escravo explorado pela construção civil – o caso da megaobra do Santander em Campinas de Márcia Fantinatti;

Capítulo 11. Quando a falta de ações em planejamento rouba vidas – açudes irregulares e a tragédia do Parque Imperador de Jorge Antonio Ferreira e Márcia Fantinatti;

Capítulo 12. A dimensão cultural em projetos territoriais sustentáveis e em empreendimentos de engenharia inovadores de André M. de Argolo Ferrão e Lucy M. M. Braga;

Capítulo 13. As fases e as ferramentas para aplicação da abordagem MCDA de Pedro Augusto Fantinatti e Antonio Carlos Zuffo;

Capítulo 14. Desenvolvendo indicadores de sustentabilidade na prática, por meio da abordagem MCDA de Pedro Augusto Fantinatti, Antonio Carlos Zuffo, Dorothéa P. Monteiro, Jorge Antonio Ferreira, Paulo T. Kazitoris, Rosangela R. Kazitoris e Silvia Faria;

Capítulo 15. Considerações e recomendações para a concepção de empreendimentos sustentáveis de Pedro Augusto Fantinatti, André M. de Argolo Ferrão e Antonio Carlos Zuffo. 

 

O livro Desenvolvimento local e meio ambiente, organizado pelos professores da UNISUAM - Maria Geralda de Miranda, Marcelo Brandão Mattos, Katia Avelar, Carlos Alexandre Vasconcellos e José Teixeira de Seixas Filho, compartilha pesquisas e estudos ambientais contemporâneos sobre temas relacionados à educação, ao meio ambiente e ao desenvolvimento que, entrelaçados, propõem soluções diferentes e inovadoras na busca da geração de novos conhecimentos e de atitudes transformadoras do mundo globalizado para um mundo sustentável.

Dividido em quatro partes temáticas: "Práticas sustentáveis para o desenvolvimento local"; "Meio ambiente e saúde"; "Espaço urbano e sustentabilidade" e "Palavras e ações: a visão humanista para o desenvolvimento local sustentável", o livro compõe-se de 14 capítulos escritos em co-autoria por profissionais preocupados em registrar valores e práticas próprias da articulação entre desenvolvimento local e meio ambiente, na perspectiva interdisciplinar, que seguem explicitados para melhor compreensão dos estudos realizados:

Capítulo 1. Desenvolvimento local sustentável na perspectiva dos agricultores familiares: o caso dos projetos de irrigação no submédio do Rio São Francisco de Maria do Carmo Sobral, Renata Carvalho e Gustavo Melo;

Capítulo 2. Desenvolvimento local com base na formação para o trabalho no campo do turismo solidário de Rafael Angelo Fortunato e Elza Neffa;

Capítulo 3. Ecossocioeconomia das organizações: gestão que privilegia uma outra economia de Carlos Alberto Cioce Sampaio, Ivan Sidney Dallabrida e Valdir Fernandes;

Capítulo 4. Ranicultura em sistema fechado: obtenção e utilização de resíduos sólidos como adubo orgânico de Silvia Conceição Reis Pereira Mello, José Teixeira de Seixas Filho e Roberto Rodrigues de Oliveira;

Capítulo 5. Presença de fármacos oriundos do depósito de resíduo hospitalar de Curitiba: águas superficiais e subterrâneas de Margarete Casagrande Lass Erbe, André Virmond Lima Bittencourt, Traugott Scheytt e Beate Muller;

Capítulo 6. Levantamento sobre o uso de agrotóxicos pelos produtores rurais na região sul fluminense: um estudo de caso nos municípios de Miguel Pereira, Paty do Alferes e Vassouras- RJ de Cleber B. Espindola, Enio Nunez e Alessandra Gomes Costa;

Capítulo 7. Produtos domissanitários e o impacto na saúde da população de baixa renda do Complexo do Alemão, Rio de Janeiro de José Teixeira de Seixas Filho, Silvia Conceição Reis Pereira Mello, Maria Geralda de Miranda e Francisco Moysés Carvalho Neto;

Capítulo 8. Urbanização e integridade ambiental em riachos: um estudo de caso em microbacias urbanas da cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul de Yzel Rondon Súarez, Gabriela Serra Vale Duarte, Fabiane Silvia Ferreira e Ana Paula Lemke;

Capítulo 9. Estudo comparativo entre sistemas de avaliação de desempenho ambiental de edifícios: Leed e Qualiverde de Carlos Alexandre Bastos de Vasconcellos, Rodrigo Otavio Lopes de Souza e Mário Franklin Lima Junior;

Capítulo 10. Conectividade de fragmentos florestais urbanos em áreas de preservação permanente de Heitor Romero Marques, Reginaldo Brito da Costa e Rosália de Aguiar Araújo;

Capítulo 11. Discussão sobre a gestão pública compartilhada da disposição de resíduos sólidos urbanos em aterros sanitários de Margareth Fernandes, Júlio César da Silva, Caroline Moraes e Felipe da Costa Brasil);

Capítulo 12. Artesania e geração de renda a partir do lixo de Ricardo do Carmo, Maria Geralda de Miranda, Fabiane Toste e Rodrigo Otavio Lopes de Souza;

Capítulo 13. Aspectos da emergência da lei de inovação tecnológica (Reis Friede e André Carlos da Silva;

Capítulo 14. Educação ambiental: conceitos e aplicações de Kátia Eliane Santos Avelar, Marcelo Brandão Mattos, Jorge Lourenço e Carlos Alexandre Bastos de Vasconcellos. 

Núcleo de Referência em Educação Ambiental

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